Governo corta imposto para importação de 11 produtos - Notícias Concursos

Governo corta imposto para importação de 11 produtos

O Governo Federal, por meio do Ministério da Economia, anunciou nesta quarta-feira (11) que decidiu realizar o corte do imposto de importação de 11 produtos. A princípio, conforme informações da pasta e apuração do Notícias Concursos, os produtos que terão imposto reduzido são:

  • carnes desossadas de bovinos congeladas: de 10,8% para zero
  • pedaços de frango: de 9% para zero
  • farinha de trigo: de 10,8% para zero
  • trigo: de 9% para zero
  • bolachas e biscoitos: de 16,2% para zero
  • outros produtos de padaria e pastelaria: de 16,2% para zero
  • produtos do aço, vergalhão CA 50: de 10,8% para 4%
  • produtos de aço, vergalhão CA 60: de 10,8% para 4%
  • ácido sulfúrico: de 3,6% para zero
  • mancozeb técnico (fungicida): de 12,6% para 4%
  • milho em grãos: de 7,2% para zero.

Antes de mais nada, é importante destacar que o Governo, ao realizar esse corte do imposto de importação, vai deixar mais barato a compra de produtos que são fabricados fora do Brasil. A medida tem o objetivo de amenizar o aumento de preços verificado nos últimos meses.

Todavia, vale destacar que ainda não é possível saber se a medida vai, de fato, levar à queda de preços no Brasil. Além disso, ainda não há garantias de que o desconto chegue até os consumidores.

Durante a tarde desta quarta, o secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys, revelou que “essas medidas não revertem a inflação”.

Veja também: WhatsApp: Veja como usar as novas reações de mensagens

Além disso, o secretário da pasta revelou que a expectativa do Governo é que aconteça um desestímulo a novos aumentos de preços no Brasil, já que o corte no imposto de importação torna o produto comprado no exterior mais competitivo.

De acordo com Guaranys, com o corte do imposto de importação “empresários vão pensar duas vezes antes de aumentar os preços”.

Governo corta imposto para importação de 11 produtos. Qual o efeito?

De acordo com o presidente-executivo da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro, a decisão do governo em cortar o imposto de importação de 11 produtos tende a ter efeito prático nulo no preço dos produtos.

Portanto, você vai gostar muito de ver:

Nova CNH 2022 já tem data para começar. Troca será obrigatória?

Novo RG Digital: Como emitir o novo documento em maio

De resto, segundo ele, isso ocorre porque o preço dos itens importados avançou, em média, 34% em abril deste ano de 2022. Na prática, os produtos importados também estão mais caros.

“Se você reduz em 10%, vai reduzir pouco sobre o preço total do produto. Matematicamente, não acontece nada. Ninguém vai importar um produto pela diferença, que é pequena. A inflação tem muito mais força do que essa decisão política”, declarou ele.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?