Governo CONFIRMA uso de nova tecnologia no Bolsa Família; saiba o que vai mudar

Confira como o programa social vai adotar o uso da Inteligência Artificial

Novidade confirmada para o Bolsa Família pelo governo federal. A saber, o ministro Wellington Dias, que comanda a pasta do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), declarou que o governo vai utilizar a tecnologia da Inteligência Artificial (IA) para realizar um pente-fino no programa de transferência de renda.

Aliás, o ministro ressalta que o foco é realizar o repasse exclusivamente às pessoas que realmente tenham o direito.

Segundo ele, aproximadamente 2% das famílias que recebem a renda não se encaixam nos critérios. Com isso, ele assegurou que o objetivo é chegar a 100% de eficiência.

Uso de nova tecnologia no Bolsa Família

A novidade foi mencionada durante o lançamento do plano anual da rede federal de fiscalização do Bolsa Família e Cadastro Único. O grupo foi criado em 2023 e, de acordo com o governo, tem a função de prevenir fraudes e melhorar as informações e a fiscalização dos programas.

“A gente normalmente trabalhava com o CNIS, o cadastro do emprego, trabalhava com a renda declarada, as informações dos municípios, agora não, nós vamos ter mais de 1,3 pentabytes de informações em sistema de cruzamento e esse cruzamento com inteligência que permite alcançar ali informações precisas sobre quem é de alguma forma não está cumprindo a regra e está recebendo”, informou Dias.

Adicionalmente, o programa também apresenta 5 diretrizes gerais do plano de ação:

  • Na?o criminalizac?a?o da pobreza;
  • Evoluc?a?o do cruzamento de dados e ampliac?a?o das bases;
  • Ac?o?es estruturantes de combate a fraudes, inclusive ciberne?ticas;
  • Estruturac?a?o do Sistema U?nico de Assiste?ncia Social (SUAS) nos estados e munici?pios;
  • Transpare?ncia e comunicac?a?o com a sociedade.

Aplicação da IA como forma de prevenção

Na prática, o governo federal pretende focar na prevenção.

“Não esperar primeiro ter a fraude para depois descobrir. Nós queremos evitar antes do primeiro pagamento. Essa que é a eficiência que queremos alcançar no Cadastro Único e, ainda, em todos os sistemas de proteção social, proteção especializada, que tem no Brasil. […] Há uma rede federal de fiscalização do Bolsa Família e quem se atrever a fraudar vai pagar”, detalhou Dias para o uso da IA no Bolsa Família.

Sobre a Inteligência Artificial

A saber, a referida tecnologia é um campo da ciência da computação que se dedica ao estudo e ao desenvolvimento de máquinas e programas computacionais capazes de reproduzir o comportamento humano na tomada de decisões e na realização de tarefas, desde as mais simples até as mais complexas.

Atualmente o Programa Bolsa Família atende mais de 55 milhões de pessoas, de acordo com o ministro Wellington Dias. Desse modo, fica fácil compreender o foco em garantir o repasse a quem de fato esteja dentro dos critérios.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.