Governança de Dados e as Decisões da Empresa

Governança de dados empresariais

A governança de dados empresariais é uma forma de contribuir para a assertividade das decisões, ao passo que a estratégia da empresa seja reforçada.

O termo governança de dados faz referência a gestão dos dados no conceito digital, uma vez que com o avanço tecnológico a administração tende a ser completa.

Gestão interna e a governança de dados

A gestão dentro do conceito de governança de dados é baseada em coleta, análise e eficiência na organização de dados, mesmo quando são muitos e oriundos de diversas fontes.

A governança de dados faz distinção entre os dados por conta de sua relevância para a empresa. Uma vez que parte dos dados é interessante, enquanto outra parte não possui relevância, ou ainda, possuem uma serventia por pouco tempo ou situações sazonais.

Ferramentas e sistemas

Uma empresa que atua na governança de dados dispõe de ferramentas e sistemas que automatizam os dados, poupando os departamentos desse armazenamento manual.

Sendo assim, a gestão de dados é uma forma de administrar seus dados, ainda que por departamento. No entanto, a governança de dados é um propósito dessa gestão, resultando em impactos positivos de forma holística.

Governança holística e tomada de decisões

Ainda que cada área de uma empresa atue com a gestão de seus dados, ao passo que algumas empresas direcionem essa gestão somente a área de Tecnologia da Informação, a governança é o objetivo da empresa. Isso porque atende as necessidades de toda a empresa.

Sendo assim, muitas empresas que atuam com a governança possuem mais agilidade na tomada de decisões, enquanto outras precisam de mais tempo, uma vez que cada área faz uma gestão de forma separada. De modo que isso pode atrapalhar em situações urgentes que exigem rápidas decisões.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.