Golpe por ligação invade contas do WhatsApp; veja como evitar

Criminosos estão roubando contas do WhatsApp através de ligações. Recentemente, a nova estratégia de golpe através da plataforma de mensagens foi descoberta. 

Criminosos estão roubando contas do WhatsApp através de ligações. Recentemente, a nova estratégia de golpe através da plataforma de mensagens foi descoberta.

De acordo com as informações, os criminosos entram em contato com uma pessoa (escolhida pelo número de forma aleatória) tentando convencê-la a ligar para números específicos – normalmente iniciados pelos dígitos 67 ou 405.

Assim, quando a vítima entra em contato com o número sugerido pelos criminosos através da mensagem fraudulenta, os golpistas conseguem invadir a sua conta do WhatsApp.

Veja como o golpe funciona

De acordo com o CEO1 da empresa de segurança cibernética CloudSEK, Rahul Sasi, a ligação é um pretexto para que dados da vítima sejam roubados sem que ela perceba.

Na prática, os criminosos iniciam o processo de login na conta do WhatsApp da pessoa e enviam o código de ativação por ligação, assim, ele chega para o número que os golpistas indicaram.

A estratégia é complexa, pois precisa de alguns itens para funcionar. É necessário ter o número e informações da possível vítima, uma vez que ela deve ser convencida que a mensagem é verídica.

Contudo, vale ressaltar que é possível se proteger da nova armadilha. A recomendação principal é ativar o PIN e a confirmação em duas etapas no aplicativo.

De todo modo, é importante estar atento às atividades suspeitas, inclusive por meio do WhatsApp. Também é importante não conceder seus códigos de verificação por mensagens/ligações para outas pessoas. Não ajude os golpistas.

Veja como ocultar o seu nome no WhatsApp

O WhatsApp é uma plataforma muito utilizada pelos brasileiros para troca de mensagens. Mas  muitos cidadãos gostariam de ter mais privacidade, uma vez que usa o aplicativo com bastante frequência. Diante disso, é possível aplicar alguns truques e ocultar o nome do usuário, por exemplo.

A partir do momento em que o nome do usuário é ocultado, a área do mensageiro usada para identificação fica vazia. No entanto, não é possível deixar o nome invisível de forma direta, por isso é necessário seguir as dicas abaixo.

Saiba como deixar o seu nome oculto no WhatsApp

Para não ser identificado por nenhum contato, basta utilizar um caractere unicode especial. Veja como fazer a seguir:

  • Copie o caractere que está entre as aspas: ” “;
  • Acesse o WhatsApp e clique em “Configurações”;
  • Toque sobre o campo do nome e apague tudo;
  • Selecione a opção “Colar”;
  • Confirme a alteração.

Contudo, depois dessa operação nenhum amigo, familiar ou desconhecido poderá ver seu nome no WhatsApp. O mesmo truque também costuma ser usado para ocultar o campo “Recado” no aplicativo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.