Golpe dos nudes: agricultor perde R$ 25 mil

Você já ouviu falar do golpe dos nudes? O crime se inicia de uma forma aparentemente comum e pode causar grandes prejuízos. Isso porque os criminosos se passam por uma suposta menina e trocam nudes com diversos homens nas redes sociais. Tempo depois começam a extorquir as vítimas, como se fossem a mãe raivosa de uma menor de idade (a que teria mandando os nudes).

Leia também: Saiba o que esperar para economia em 2022

“Ela se demonstra uma mãe bem apavorada. Demonstra uma realidade na fala dela até pelo sotaque bem característico aqui do interior do Rio Grande do Sul, o que acaba fazendo com que as vítimas efetivamente acreditem que tenham conversado com uma menor desavisadamente. E praticado algum mal para essa menina”, disse André Lobo Aniceti, delegado, ao Fantástico.

Neste cenário um agricultor chegou a perder R$ 25 mil, após chantagem da suposta mãe. “Começou a me chantagear pedindo dinheiro. Eu fiquei muito abalado com essa situação. Fui procurar uma psicóloga para tentar superar o trauma”, contou o agricultor, ao Fantástico. Em outro caso, o homem conseguiu identificar que se passava de um golpe.

Os criminosos criam até uma delegacia falsa, com encenação da suposta mãe, com a filha traumatizada e que precisam prender o homem que conversou com a menor.

Como se proteger?

Importante estar atento e ter conhecimento deste tipo de golpe e principalmente assistir os vídeo obtidos pelo Fantástico – você pode assistir clicando aqui. 

Antes de trocar nudes ou entrar em conversas com mulheres pela internet, verifique o histórico e se de fato o perfil é verdadeiro. Desconfie de situações em que os nudes são enviados de forma muito fácil, principalmente para não ter dor de cabeça depois.

Os criminosos podem ser especializados neste tipo de crime, então a farsa pode parecer verdadeira e enganar mais vítimas. Por isso, quando se fala em conversa pela internet é importante evitar qualquer situação passível de extorsão.

Você pode conferir outros tipos de golpes clicando aqui – entre os golpes estão um de um suposto autista, do Instagram e até do Pix.

Há também 5 sinais muito comuns entre estes e outros tipos de golpes – para conferir e descobrir leia o nosso artigo Conheça 5 sinais de um golpe na internet”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.