Dificuldade para começar uma redação? Veja 4 dicas!

Tenha uma luz na hora de escrever com essas sugestões!

Começar uma redação pode ser algo difícil para muitos estudantes. Tudo que vem à cabeça parece não ser interessante para passar ao papel.

Se isso acontece com você, fique de olho nas quatro dicas abaixo. Elas podem te dar uma luz!

1 – Citando outra área do conhecimento

Essa é uma das saídas mais práticas e eficientes para iniciar dissertações. Você pode citar frases de filósofos, estudiosos e autores célebres, trechos de músicas ou de livros conhecidos e alusões históricas. Pode-se também usar como gancho o enredo de um filme para introduzir algum assunto.

Bom, em qualquer um desses casos é importante que a frase citada tenha a ver com o tema proposto pela avaliação. Além disso, ela precisa oferecer uma introdução para que você transcorra as suas próprias ideias.

Ou seja, escolha uma citação que realmente vá enriquecer o início de seu texto. Não adianta escolher uma frase super famosa, por exemplo: “Ser ou não ser, eis a questão”, de William Shakespeare (Hamlet), se não terá uma ligação direta com o que irá escrever logo após.

2 – Pergunta retórica

Esse é outro artifício que costuma ajudar a construir a introdução do texto e o seu decorrer também. No entanto, apesar de ajudar muito, você precisa ter ciência de que essa pergunta deverá ser respondida obrigatoriamente ao longo da redação.

Por exemplo: Como resolver a questão do racismo no Brasil?

Sua redação pode ser iniciada com essa simples pergunta, seguida por alguns dados ou informações específicas sobre a problemática do tema.

E, além disso, conforme falamos, você deve esclarecer pontos de vista e dar soluções para o problema até o final do texto.

3 – Comparação

A redação do ENEM costuma explorar temas de relevância nacional, então, uma tática excelente é iniciar o efeito comparativo do Brasil com outros países.

Um exemplo bem atual:

Enquanto países da Europa retomam suas atividades econômicas após diminuição de casos de coronavírus, o Brasil ainda vivencia período de alta contaminação.

4 – Origem da questão

Mais uma dica bem dinâmica para você ter ideias rápidas para começar sua redação: cite a origem do problema requisitado pela avaliação.

Por exemplo:

O desmatamento da Amazônia tem origem na… (e aí você expõe a sua opinião de onde surgiu a questão).

Não deixe de ler também: 5 filmes nacionais para enriquecer sua redação

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.