Golpe da herança estrangeira; veja como não cair

Atenção! Muitos são os golpes que vem surgindo na internet, entre eles está o golpe da herança estrangeira. Você já ouviu sobre este tipo de golpe? Sabe como não cair? Veja abaixo  como atuam os criminosos e o que fazer para se proteger.

Golpe da herança estrangeira, como funciona?

O golpe da herança estrangeira pode ser aplicado tanto pelas redes sociais ou e-mail. Para aplicar este tipo de crime, a quadrilha escolhe uma vítima e começa as investidas na tentativa de conseguir dinheiro.

Um integrante da quadrilha se passa por um advogado, entra em contato com a vítima escolhida e diz que há uma herança de uma parente distante de outro país que morreu recentemente. Sem saber que é um golpe a vítima responde a mensagem.

Neste momento o criminoso avisa que a herança está na casa dos milhões, mas que para liberar os valores, será necessário depositar valores para a documentação. É possível até que o criminoso tenha informações que você é descendente de algum país, o que pode parecer ainda mais convincente. Ainda assim todo cuidado é pouco: mesmo as pessoas sem descendência os golpistas tentam enganar.

Dito isso, os golpistas pedem dados e também o depósito. Pode acontecer dos dados serem solicitados antes do dinheiro.

Muitas vítimas relatam que depois de transferido a primeira quantia em dinheiro, o suposto advogado dizia que havia mais problemas e por isso precisaria de mais dinheiro para seguir com a herança.

Não raro o pedido de dinheiro se tornava algo constante e a tal da herança nunca era liberada. Isso acontecia porque se tratava de um golpe de estelionatários e a herança sequer existiu.

Como se proteger deste crime?

Para se proteger deste tipo de golpe é importante ficar atento e não informar dados ou transferir dinheiro para pessoas sem confirmar que de fato a história é verdadeira. Pode até parecer convincente, os criminosos sabem o que dizer e como dizer, mas na verdade tudo ser uma farsa.

Não passe seus dados para desconhecidos de forma alguma e desconfie da necessidade de transferências para liberação de herança. Os criminosos se aproveitam muitas vezes das fragilidades das vítimas e também possuem todo um discurso para possíveis questionamentos.

Importante que você também fale deste golpe para amigos e familiares para que todos possam saber como agir nestes casos!

Você conhece alguém que caiu neste tipo de golpe? Todo cuidado com estes crimes é pouco.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.