Golpe da compra do celular pela internet; veja como não cair

Um golpe muito comum é venda de uma falso celular pela internet. Você já ouviu este tipo de golpe? Sabe como não cair neste golpe? Veja como funciona esse golpe e como atuam os criminosos. Muitas vezes as quadrilhas tentam convencer a vítima pelo psicológico e criar algum tipo de empatia, relatando que o dinheiro será usado para tratar alguma doença, por exemplo. Confira mais detalhes abaixo.

Golpe da compra de celular

O golpe da compra do celular pela internet  pode ser aplicado principalmente por redes sociais ou por plataformas de vendas de itens usados. Os criminoso anunciam supostas fotos e vídeos do celular a ser vendido, mas tudo na verdade não passa de um golpe bem montado.

Veja também:‘Perdi R$ 3,6 milhões em golpe com bitcoin’, diz empresário

Uma consultora comercial de Santos, litoral de São Paulo, contou ao G1, por exemplo, que a mulher tentou distraí-la dizendo que a venda do celular seria para um suposto medicamento de câncer. Feito isso, pediu 50% do item adiantado, para postar o objeto, depois disso alegou que o marido não havia concordado com as negociações e gostaria do valor total do celular.

Sem garantia nenhuma, a consultora transferiu 50% do valor e depois disso percebeu que tudo na verdade era um golpe. A unha da mulher nos vídeos era diferente e ela também não quis informar qual suas redes sociais. Depois de alguns questionamentos a golpista bloqueou a vítima e sumiu com o dinheiro.

Um falso comprovante com os dados da vítima também foi enviado, tudo isso para faze-la acreditar que postaria o celular. “Eu até me senti culpada, porque depois fiquei pensando como não percebi. Ela ou ele tentou usar meu psicológico, meu emocional, e na hora que pediu para eu depositar mais, falou que era para o tratamento de câncer”, relatou a consultora ao G1.

Como não cair

Os criminosos podem ser bem articulados e te enganarem com o golpe, mas é importante ficar atento e seguir ao máximo as 10 dicas que deixamos aqui abaixo.

  1. Desconfie;
  2. Pesquise antes de fato combinar a compra;
  3. Faça uma chamada de vídeo com o vendedor, se possível;
  4. Não faça transferências de valores adiantados;
  5. Fique atento caso o pedido de pagamento adiantado seja insistente;
  6. Negociar diretamente pelas plataformas de pagamento;
  7. Prefira comprar itens usados de pessoas conhecidas ou amigos;
  8. Em caso de pagamento no momento da entrega, marque de se encontrar em locais movimentados;
  9. Compre de vendedores com maior números de vendas e boa avaliação na plataforma;
  10. Desconfie de preços muito baratos;
  11. Busque as redes sociais do vendedor e tente identificar se de fato a pessoa existe;
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.