Gestão de tarefas: Como fazer?

gestão de tarefas precisa ser feita de um modo eficiente para que a produtividade seja sempre mantida. Sem essa gestão, há grandes chances de você perder o seu valioso tempo com atividades pouco interessantes.

Quer saber como fazer a gestão de tarefas de maneira efetiva? Então não deixe de acompanhar o nosso conteúdo de hoje. Saiba mais lendo até o fim!

Como fazer a gestão de tarefas?

A gestão de tarefas pode ser trabalhada de diversas formas, mas ela sempre parte dos mesmos pressupostos:

  • Conhecimento da demanda.
  • Prazos e prioridades.
  • Ferramentas certas.
  • Atividades delegadas.
  • Acompanhamento do desenvolvimento.

E é sobre esses pressupostos que comentamos a seguir. Saiba mais sobre cada um deles e comece a gerenciar as suas tarefas com outros “olhos”.

1. Comece entendendo quais são todas as suas tarefas

Não existe fórmula mágica para uma boa gestão de tarefas. É preciso, antes de qualquer coisa, saber quais são todas as tarefas que devem ser executadas. Caso contrário, você poderá acabar dando prioridade a algo não tão importante, enquanto outra demanda primordial fica de lado.

Por isso, tire um tempo para sentar, respirar fundo e refletir sobre tudo o que deverá ser executado. Desse modo você consegue ter uma visão muito mais clara de todas as suas atividades.

2. Aposte nas melhores ferramentas

Com a lista de tarefas em mão, é hora de analisar quais são as melhores ferramentas de gestão de atividade. Um exemplo é o Trello e o MindMeister. Ambos podem ajudar você a ter uma visão mais completa de tudo o que você precisa fazer.

O primeiro serve como um cronograma, com quadros nos quais você anotará as tarefas, as etapas que já foram concluídas dela, etc. No segundo você pode montar mapas mentais, organizando todas as ramificações de um determinado projeto.

Claro que existem muitas outras ferramentas. Cabe a você conhecer as melhores alternativas para o seu caso.

3. Aprenda a delegar

Delegar atividades também é muito importante na hora de fazer uma boa gestão de tarefas. Afinal, não somos bons em todas as atividades que existem, certo? E quando temos consciência disso, podemos delegar aquelas que não se encaixam nas nossas habilidades profissionais.

Desse modo,”desafogamos” a nossa rotina e conseguimos construir uma rotina de trabalho mais fluída e focada nas nossas maiores habilidades.

4. Desenvolva um calendário para avaliar a evolução de cada tarefa

Desenvolva um bom calendário baseado em metas e prioridades. Isso é fundamental para que você acompanhe o desenvolvimento de cada atividade.

Estar atento às etapas que já foram concluídas e construir um caminho promissor para as suas tarefas são peças-chave para a produtividade.

5. Tenha sempre bons prazos traçados

Os seus prazos precisam ser inteligentes e bem estruturados. Tudo dentro dos seus limites, das suas prioridades e obrigações. Dessa forma você fará uma gestão de tarefas que trará bons frutos para você e o seu trabalho como um todo.

Os prazos também ajudam a fugir da procrastinação, tendo em vista que ter uma data limite ajuda a impedir a estagnação nas etapas de uma determinada tarefa. Lembre-se disso.

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