Gestão de Materiais – Abastecimento Equilibrado

Gestão de Materiais – Uma curiosa estratégia de guerra aplicada aos negócios

A gestão de materiais é uma curiosa estratégia que facilita as vendas para o comércio varejista.

Uma estratégia muito antiga, oriunda das guerras, a gestão de materiais é uma forma de gestão utilizada em grandes empresas, como o Magazine Luiza, por exemplo.

Uma gestão para todas as empresas

Independentemente do tamanho da sua empresa, é importante que tenha foco nos detalhes. Uma vez que todos os processos da empresa chegam ao cliente final.

A base da gestão de materiais é feita por três pontos: logística, distribuição e abastecimento.

A gestão de materiais é uma forma de realizar ações e medidas para sanar as necessidades dos processos da empresa.

Prazos, estoque e qualidade

O suprimento da empresa é essencial para que as áreas funcionem de forma correta. Portanto, a gestão de materiais diz respeito a respeitar os prazos, manter o estoque equilibrado e garantir a qualidade.

Os desafios da gestão de materiais dizem respeito à gestão e planejamento, de forma de as áreas de compras e vendas sejam supridas.

Planejamento e controle

O planejamento e controle dos insumos é feito de maneira que um fluxo seja garantido. Assim sendo, como ocorreu nas guerras, o material é direcionado de forma correta, sem perdas e desperdícios para evitar a escassez.

Portanto, a gestão de materiais mantém a qualidade da empresa, sem que haja excesso de gastos e aumentam as chances de sucesso nas vendas da empresas.

No entanto, a gestão de materiais acompanha ao mesmo tempo a distribuição dos insumos para que não haja desabastecimento do estoque. Assim sendo, o planejamento é a base dessa estratégia assertiva e focada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.