Gestão de Dados – Profissionais Relacionados

Quais os profissionais e cargos relacionados à gestão de dados?

É muito comum essa confusão quanto à responsabilidade da gestão de dados, uma vez que nem todas as empresas possuem esse alinhamento. No entanto, essa gestão de dados precisa de alinhamento e orientação da gestão da empresa. Ao passo que essa demanda varia de acordo com a cultura da empresa no que tange a gestão de dados.

Cultura da empresa impacta

A cultura da gestão de dados da empresa enxerga e agrega valor para esse ativo, prezando desde o registro até a disponibilidade dos dados após devido armazenamento.

No entanto, as ações ligadas ao gerenciamento de dados, bem como ajustes em banco de dados e sistemas ficam sob a responsabilidade da área de tecnologia de informações na maioria das empresas.

Empresas de pequeno porte também fazem essa gestão

Sendo assim, é possível que em empresas de pequeno porte haja apenas um profissional da área, sendo o único responsável por toda essa gestão.

Porém, em empresas maiores é possível que essa gestão seja feita de acordo com os cargos da área, sendo alguns comumente ligados a essa gestão de dados.

Profissionais correlatos ao setor de TI (Tecnologia da Informação) são os principais responsáveis pelo gerenciamento de dados

Os cargos em empresas maiores correlatos ao setor de TI variam bastante, no entanto, vamos citar algumas possibilidades de responsáveis pela gestão de dados:

Chief Data Officer (CDO) : Coordena as atividades da equipe, assume a frente da gestão de dados.

Cientista de dados: Gera insights através de um grande volume de dados

Técnico de dados: Adapta, compila e trata os dados, de modo que se encaixem em tabelas e bancos.

Analista de dados: Gerencia e analisa dados, dando um apoio aos demais setores.

No entanto, cada empresa pode ter seu time diferenciado dos cargos acima, uma vez que a forma de gerir cargos e salários é tão variável quanto a gestão de dados empresariais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.