Como gerir uma equipe multidisciplinar?

Para gerir uma equipe multidisciplinar é preciso ter muito jogo de cintura e manter-se perto de cada colaborador na medida do possível. Além disso, outras ações podem ser colocadas em prática para conquistar bons resultados nesse objetivo.

Pensando nesses desafios, elencamos algumas dicas no decorrer deste texto, com o intuito de ajudar você a lidar com essa situação. Acompanhe para saber mais!

Como gerir uma equipe multidisciplinar?

Afinal, como gerir uma equipe multidisciplinar? Não existe segredo. É preciso se aproximar do time e ficar atento aos papéis de cada um deles. Além disso, é necessário ter um olhar atento e saber ouvir o que as pessoas trazem até você.

Abaixo apontamos esses e outros fatores com mais detalhes. Veja:

1. Entenda os papéis e funções de cada membro

Você precisa saber quais são as funções e os papéis de cada um dos envolvidos no processo de trabalho.

Apenas dessa forma é que se torna possível gerir uma equipe multidisciplinar. Afinal, se você não sabe exatamente a função de cada um, como poderá criar uma gestão que direcione o time ao melhor caminho? Pois é! Pense nisso.

2. Ouça o que cada liderado têm para lhe dizer

Quando os liderados estiverem falando sobre alguma coisa importante, dê a devida atenção. Para você pode ser que a situação pareça simples, mas para ele pode ser algo intenso. Portanto, acolha-o e ajude-o a entender quais são os melhores caminhos para seguir dentro do time.

3. Trabalhe o feedback

Ofereça sempre um bom feedback para os seus liderados. Isso vai lhe ajudar a gerir uma equipe multidisciplinar.

Fale sobre os relacionamentos, metas, conquistas, perdas, etc. Mantenha todo mundo atualizado do que está acontecendo, para que possam se empenhar em suas funções de maneira harmoniosa.

4. Incentive o trabalho em equipe

Sempre que possível, incentive o trabalho em equipe. Ajude as pessoas a criarem esquemas que façam com que todos se envolvam mais profundamente, gerando um trabalho mais harmonioso e efetivo.

Fale sobre a importância de se trabalhar em equipe e de dividir os ganhos e erros com todo o grupo. Dessa forma, todo mundo se mantém antenado das evoluções e pode dar o suporte, um para o outro, do que pode ou não ser melhorado.

5. Faça reuniões periódicas e estabeleça as metas do time

Procure criar uma cultura de pertencimento por meio das reuniões periódicas. Assim, todo o time terá esses momentos de interação, desenvolvendo os relacionamentos e incentivando o trabalho em equipe.

Além disso, este é um bom momento para você apontar quais são as metas do grupo, que vão além das individuais. Dessa forma você consegue construir uma proximidade entre as pessoas envolvidas, e faz com que a gestão do grupo multidisciplinar aconteça de uma maneira mais natural.

Quanto mais unido for o seu time, mais harmonioso serão os resultados e mais fácil será para você gerir as demandas que chegam para cada um deles.

 

Esperamos que as nossas dicas de como gerir uma equipe multidisciplinar tenham ajudado você. Se tiver sugestões e ideias, deixe nos comentários! 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.