Gerenciamento de Equipes 

O impacto nos resultados através do gerenciamento de equipes

Realizar o gerenciamento de equipes pode ser um desafio para as empresas, ao passo que essa gestão impacta nos resultados de todos os processos.

Uma equipe precisa de direcionamento, bem como feedbacks, e esse é o papel de um gestor. Entretanto, o gerenciamento de equipes envolve outros fatores para que os resultados sejam otimizados.

Cultura aberta para um trabalho em equipe

Para que haja um gerenciamento de equipes resolutivo, esse gerente deve ser uma pessoa que compactua com a cultura da empresa. Ao passo que também deve se comprometer com os resultados e procurar obter conhecimentos sobre Gestão de Pessoas.

Todavia, cada empresa tem a sua demanda, por isso o apoio do setor de Recursos Humanos é fundamental no processo de gerenciamento de equipes.

Equipe resolutiva

Assim sendo, para que uma equipe seja resolutiva é importante que o gestor tenha clareza quanto aos objetivos das tarefas, bem como quanto aos processos de execução.

Uma empresa que gerencia suas equipes de modo abrangente e participativo tende a alcançar mais resultados positivos, ao passo que em profissionais desenvolvidos e motivados.

Para isso é fundamental que o gerenciamento de equipes ocorra de forma planejada. Sendo assim, cabe ao gestor:

Ouvir a equipe

Estratégias como Brainstorming podem ser muito positivas, uma vez as equipes podem ter ideias que melhoram os fluxos e ainda possam eliminar etapas de processos.

Atuar com dados

Competição entre as pessoas pode ser saudável e trazem resultados operacionais. Quando uma meta envolve um prêmio, por exemplo, as pessoas tendem a se empenhar mais. Todavia, importante que sempre envolva dados quando for premiar os envolvidos, eliminando influências pessoais.

Clareza

Muitas equipes acabam não sendo tão resolutivas por falhas de comunicação. Por isso, cabe ao gestor ter clareza sobre as metas, bem como a importância que cada membro de uma equipe possui dentro de um resultado.

Sistemas

Investir em automatização sistêmica faz parte de um processo de gestão, bem como pode ajudar na questão de mensurações.

Sendo assim, o gerenciamento de equipe pode ser muito eficiente se feito de uma forma participativa, justa e clara para todos os envolvidos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.