O que gera produtividade?

Você já parou para pensar sobre o que gera produtividade no seu dia a dia? Sabe dizer de que forma costuma ter resultados mais interessantes no seu trabalho? Neste conteúdo, apresentamos algumas considerações que podem ajudá-lo a construir uma agenda que traga mais resultados para você. Esperamos que você possa usufruir de bons insights. Veja a seguir!

O que gera produtividade?

Na realidade, a produtividade não tem uma receita pronta que seja capaz de nos ajudar a compreender como ela pode ser feita da noite para o dia. Inclusive, cada pessoa pode ter algumas singularidades relacionadas à produtividade. Por exemplo, há quem se sinta mais produtivo trabalhando de manhã, enquanto outras pessoas preferem a madrugada.

Contudo, existem medidas que costumam funcionar em muitos casos, e é sobre elas que comentamos abaixo. Se fizer sentido para você, teste e descubra o que gera produtividade na sua rotina. Sigamos!

1. Priorização

Você realmente sabe priorizar as suas tarefas? Ou é aquele tipo de pessoa que está, a todo momento, “apagando um incêndio” que surge diante dos seus olhos?

Analisar isso com cuidado é muito importante quando pensamos no que gera produtividade. Afinal, se não tivermos uma lista de prioridades, poderemos acabar nos esquecendo do que realmente deve ser feito, reduzindo as chances de sermos produtivos no trabalho.

Por isso, comece a organizar com mais clareza as suas prioridades, a fim de colocá-las em prática o quanto antes, sempre preservando uma boa organização.

2. Organização da agenda

E por falar em organização, você costuma usar uma agenda bem organizada? Como você sabe quais são todos os seus compromissos?

Infelizmente, ainda existem pessoas que tentam confiar apenas na memória, deixando de fazer anotações sobre os compromissos que precisam ser entregues.

Porém, essa postura pode impedir que você consiga ter um dia produtivo, pois pode ser muito mais fácil se esquecer de fazer algo importante, concorda?

Além do mais, a falta de organização da agenda pode gerar procrastinação, atrapalhando os seus resultados. Fique atento, ok?

3. Pausas saudáveis

Fazer pausas saudáveis também gera produtividade. Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, trabalhar ininterruptamente não fará com que você consiga ser mais produtivo. Na realidade, agir dessa forma fará com que você sobrecarregue o seu cérebro, impedindo a si mesmo de conseguir ser mais focado e concentrado. Logo, as chances de a produtividade cair, devido ao cansaço mental, são maiores.

4. Quebra das distrações

Saber quebrar as suas distrações também é algo que gera produtividade.

Por exemplo, se você sabe que adora olhar as redes sociais no celular, deixe-o bem longe da sua mesa de trabalho. Evite pegá-lo em momentos específicos e reserve horários para descansar a mente e se divertir nas redes.

Assim, você poderá manter o foco no que realmente importa, diminuindo os vilões da produtividade.

5. Foco no que está ao seu alcance

Sabemos que, às vezes, queremos resolver mil e um problemas de uma vez só. Porém, somos seres humanos, não super-heróis.

Isso quer dizer que é importante considerarmos os nossos limites, focando naquilo que está ao nosso alcance.

Dessa maneira, poderemos ser mais produtivos ao nos darmos conta de que estamos fazendo o que é possível, não o que seria perfeito.

Cuide-se e boa produtividade para você!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.