Geografia: Entenda o que são falésias 

As falésias são acidentes geográficos podendo ser formados por uma costa escarpada vertical ou íngreme em regiões litorâneas oriundas de processos naturais através da força das águas do mar. 

Além disso, elas também podem ser conhecidas como costa alta, tendo em vista a sua formação através da erosão, oriunda do desgaste provocado pelo choque das águas do oceano na costa do mar. 

As falésias poderão aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Por isso acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto! 

Importância da falésia para ciência e o turismo

As falésias possuem grande importância para a geologia, afinal elas servem como fonte de estudos sobre a ação das águas do mar sobre as rochas em longos períodos do tempo. 

Além disso, as falésias são um registro histórico do processo erosivo, por isso através delas colhem-se pontos de vista importantes para a geologia. 

Ademais, devido a sua beleza, elas se tornaram importantes pontos turísticos, por conta da sua beleza natural a procura por elas acaba sendo muito grande, valorizando economicamente regiões com esse tipo de paisagem. 

Processo natural de formação

As falésias passam por um processo natural de formação e podem levar milhares ou milhões de anos para surgirem. 

A saber, tudo irá depender da constituição geológica da região costeira. Ou seja, quando formadas em regiões de encostas por rochas sedimentares sua formação acaba sendo mais rápida. 

Em contrapartida, o processo tende a ser muito mais demorado quando comparado com a formação de falésias em regiões com a presença de rochas metamórficas. 

Além disso, existem dois tipos de falésias; são elas:

  • Falésias vivas: Locais onde o processo erosivo encontra-se ativo
  • Falésias mortas: Locais onde os processos erosivos já encerraram

Ademais, as falésias mortas conseguem fornecer dados sobre atividades oceânicas e como o mar avançou ao longo dos anos. 

Vale destacar que elas podem compor diversas paisagens litorâneas, como por exemplo:

  • Praias 
  • Dunas 
  • Mangues 
  • Estuários 
  • Terraços marinhos 
  • Lagoas 
  • Lagunas 

Alguns exemplos de falésias no Brasil, a Praia de Canoa Quebrada no Ceará, Praia Dourada em Mucuri na Bahia, Praia do Morro Branco em Beberibe no Ceará, Praia do Amor no Rio Grande do Norte, Praia do Gunga em Alagoas, entre outras. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre as falésias?

Não deixe de ler também – Tipos de mapas: Conheça os 7 principais para estudar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.