Como garantir o alinhamento da equipe?

Nem sempre é fácil garantir o alinhamento da equipe, e nós sabemos disso. No entanto, é preciso pensar em estratégias que cultivem esse tipo de alinhamento, a fim de evitar falhas na comunicação e retrabalhos desnecessários.

Porém, por onde podemos começar? Quais tipos de estratégias podem nos ajudar a atingir esse objetivo? A seguir, você verá algumas considerações que podem ajudá-lo. Continue conosco.

Dicas de como garantir o alinhamento da equipe

Cada equipe é única e pode se comportar de uma forma completamente subjetiva. Isso significa que é interessante o líder conhecer bem o seu time, a fim de implementar estratégias de alinhamento que possam ser frutíferas.

Com o propósito de ajudá-lo a começar a pensar em estratégias que podem ser válidas, elencamos 5 pontos pertinentes abaixo:

1. Reuniões periódicas

As reuniões periódicas são extremamente importantes, desde que elas sejam feitas de uma forma produtiva. Isto é, não basta agendar uma reunião e sequer ter uma pauta bem definida para ela, concorda?

Por isso, comece a implementar a estratégia de fazer reuniões de alinhamento sobre as atividades que vêm sendo executadas pelos colaboradores. Apenas não se esqueça de ter uma pauta: o que deve ser conversado? O que deve ser checado? Quais resultados você quer que as pessoas apresentem? Pense nisso e combine com o seu time.

2. Metas claras e objetivas

As metas devem ser claras e objetivas se o desejo é garantir o alinhamento da equipe. Caso contrário, cada colaborador pode criar uma imagem diferente do que deve ser feito, fazendo com que cada um caminhe para um lado.

Portanto, sempre que possível, conversem e reforcem quais são os resultados esperados, pois isso pode ajudar todo mundo a caminhar na mesma direção.

3. Implementação de métodos

Implementar bons métodos de trabalho também é uma excelente maneira de começar a garantir o alinhamento da equipe. Isso porque as atividades passarão a ser executadas com base em checklists, o que oferece maiores chances para que tudo se encaminhe no rumo esperado por todo o time.

Sendo assim, considere conversar com a equipe para encontrar métodos que padronizem determinadas tarefas, visando um maior alinhamento.

4. Disponibilidade para responder dúvidas

O líder deve demonstrar uma maior disponibilidade para responder dúvidas das pessoas, especialmente se quiser garantir o alinhamento da equipe. Afinal, às vezes os colaboradores podem não saber exatamente qual passo dar em seguida, e a disponibilidade do líder pode fazer a diferença nesse momento.

Por conta disso, sugerimos que você deixe claro que, em caso de dúvidas, é melhor os colaboradores perguntarem a você do que tentarem “adivinhar” o que deve ser feito.

5. Feedbacks constantes e construtivos

Os feedbacks também ajudam a garantir o alinhamento da equipe. Por meio deles você pode apresentar o que espera dos colaboradores, o que foi atingido e o que pode ser melhorado com o passar do tempo.

Assim, além de ajudá-los a ficarem mais direcionados aos objetivos, você ainda os auxilia no crescimento profissional de cada um. Considere essa ideia. 🙂

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