Fuvest publica resultado do Vestibular 2024

Primeira chamada já pode ser acessada

O Vestibular da Fuvest, organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular, é um dos mais disputados de todo o país. O processo seletivo permite o ingresso dos participantes aprovados à USP, Universidade de São Paulo.

Todos os candidatos inscritos na edição 2024 do Vestibular da Fuvest devem ficar atentos: o resultado já foi divulgado e pode ser acessado por todos os participantes.

Dessa maneira, para que você consiga acessar o resultado e entender quais deverão ser os seus próximos passos no processo seletivo, separamos um resumo completo sobre o Vestibular 2024 da Fuvest. Vamos conferir!

Vestibular Fuvest 2024: resultado já pode ser acessado

Conforme indicado no cronograma oficial do processo seletivo, o resultado do Vestibular 2024 da Fuvest foi divulgado na tarde desta segunda-feira, 22 de janeiro.

A Fuvest publicou a lista com os nomes dos participantes aprovados na primeira chamada do Vestibular 2024. O resultado está disponível em formato PDF e pode ser acessado no site da Fuvest, sem necessidade de login ou cadastro na plataforma.

Por fim, devemos destacar que a Fuvest irá divulgar outras listagens com os nomes dos candidatos aprovados a partir da lista de espera. A segunda chamada do Vestibular 2024 será publicada no dia 14 de fevereiro.

Ficou com alguma dúvida sobre o resultado? Acesse o Manual do Candidato do Vestibular 2024 da Fuvest e consulte mais informações sobre o processo seletivo.

Vestibular Fuvest 2024: próximos passos

Todos os candidatos aprovados na primeira chamada devem ficar atentos aos próximos passos previstos pelo cronograma do Vestibular 2024 da Fuvest.

Nesta edição do Vestibular, a matrícula dos candidatos será realizada em duas etapas virtuais. A primeira etapa, chamada de pré-matrícula, deverá ser realizada entre as 8h do dia 29 de janeiro até às 16h de 01 de fevereiro.

Fuvest
Os participantes aprovados deverão realizar os procedimentos de matrícula na USP. Imagem: Cecília Bastos/USP Imagens

A segunda etapa irá acontecer entre os dias 26 e 28 de fevereiro e todos os estudantes aprovada deverão efetivar as próprias matrículas. O processo será feito de forma virtual, como mencionado.

Vestibular Fuvest 2024: funcionamento do processo seletivo

O Vestibular 2024 da Fuvest foi aplicado em duas fases. A primeira etapa aconteceu no dia 19 de novembro, enquanto as provas da segunda fase foram aplicadas nos dias 17 e 18 de dezembro de 2023.

A primeira etapa do processo seletivo consistia em questões de múltipla escolha sobre disciplinas estudadas ao longo do ensino médio. A segunda fase, por sua vez, foi formada por 22 questões dissertativas e por uma proposta de redação. O tema da redação do Vestibular 2024 da Fuvest foi: “Educação básica e formação profissional: entre a multitarefa e a reflexão”.

Além disso, alguns candidatos também participaram das provas de habilidades específicas (como no caso dos cursos de Artes Cênicas, Música e Arte Visual) entre os dias 03 e 06 de janeiro de 2024.

Vestibular Fuvest 2024: lista de leituras obrigatórias

A Fuvest divulgou a lista com os livros obrigatórios que foram abordados pelas questões do Vestibular 2024. As obras foram cobradas na primeira e na segunda fase.

Conheça as obras selecionadas para o Vestibular 2024 da Fuvest:

  • Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles;
  • Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga;
  • Quincas Borba, de Machado de Assis;
  • Angústia, de Graciliano Ramos;
  • Dois irmãos, de Milton Hatoum;
  • Alguma Poesia, de Carlos Drummond de Andrade;
  • Mensagem, de Fernando Pessoa;
  • Nós matamos o cão tinhoso!, de Luís Bernardo Honwana;
  • Campo Geral, de Guimarães Rosa.

Vestibular Fuvest 2024: mais de 8 mil vagas foram oferecidas

Segundo as informações divulgadas, 114.432 estudantes participaram do processo seletivo da Fuvest e disputaram mais de 8 mil vagas. Do total de vagas, 4.888 vagas foram destinadas aos candidatos que optarem pela modalidade “ampla concorrência”. Além disso, 2.053 foram direcionadas aos candidatos de escola pública (EP) e as 1.206 vagas restantes, por sua vez, foram destinadas aos participantes EP/PPI.

Nesta edição do Vestibular, a Fuvest está oferecendo 8.147 vagas para diferentes cursos de graduação ministrados pela USP. No Vestibular 2024, o curso mais concorrido era Medicina, oferecido na cidade de São Paulo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.