Fuvest abre período de inscrição do Vestibular 2023 da USP

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) abre nesta segunda-feira, dia 15 de agosto, o período de inscrição para o Vestibular 2023 da USP (Universidade de São Paulo). Os interessados poderão se inscrever a partir das 12h de hoje (horário de Brasília). 

De acordo com o edital, as inscrições deverão ser feitas exclusivamente on-line, por meio do site da Fuvest. O período de inscrição segue aberto até o dia 23 de setembro.

No momento do cadastro, os candidatos devem informar todos os dados solicitados e indicar a opção de curso e modalidade de seleção. Além disso, é preciso pagar a taxa de inscrição, cujo valor é de R$ 191,00, para confirmar a inscrição. 

Provas

Como é feito tradicionalmente, a seleção da Fuvest conta com duas fases. A aplicação das provas da 1ª fase está marcada para o dia 4 de dezembro deste ano. A prova da 1ª fase é composta por 90 questões objetivas sobre as disciplinas de Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Língua Portuguesa e Química (com algumas perguntas interdisciplinares).

As provas da 2ª fase serão aplicadas nos dias 8 e 9 de janeiro de 2023. De acordo com o Manual do Candidato, no primeiro dia, os candidatos farão uma prova discursiva com 10 questões de Língua Portuguesa e uma redação. As provas aplicadas no segundo dia serão compostas por assuntos específicos, de acordo com o curso escolhido pelo candidato.

Os testes de habilidades específicas, exclusivos para alguns cursos, estão previstos para os dias 11, 12, 13 e 14 de janeiro de 2023.

Vagas e resultados

A oferta total da USP para o Vestibular Fuvest 2023 é de 11.147 vagas. Há reserva de vagas para estudantes egressos de  Escola Pública (EP) e para Pretos, Pardos e Indígenas (PPI).

Pela primeira vez, os candidatos que concorrerem às vagas PPI deverão passar por uma banca de identificação racial, em caso de aprovação. Conforme a USP, o objetivo é inibir fraudes no sistema de cotas da instituição. 

De acordo com o cronograma do processo seletivo, o resultado final será publicado no dia 30 de janeiro.

Veja mais detalhes no site da Fuvest ou no Manual do Candidato.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Vestibular 2023: UERJ divulga o edital de isenção da taxa de inscrição; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.