Fuso Horário: um resumo sobre esse tópico

Os Fusos Horários: vai cair na sua prova!

Os Fusos Horários são faixas imaginárias criadas com o objetivo de padronizar o tempo em todo o mundo.

O assunto é extremamente cobrado por questões de geografia de diversas provas do país, com um destaque para o ENEM e para os vestibulares.

Assim, é fundamental que você domine os principais tópicos desse assunto, principalmente em relação ao Brasil, para garantir um bom desempenho em suas provas.

Os Fusos Horários: Introdução

Os Fusos Horários, também denominados de zonas horárias, são linhas imaginarias traçadas de um polo ao outro da Terra, com o objetivo de criar um padrão no calculo do horário em todo o mundo.

O uso dos fusos horários teve início no ano de 1878, quando o cientista Sanford Fleming, propôs da divisão do mundo em 24 faixas, a partir a partir de seus estudos de astronomia. No ano de 1884, 25 países organizaram um evento, denominada de Conferência Internacional do Primeiro Meridiano, em que a padronização do horário com base nos fusos foi adotada.

Antes de Fleming, porém, existiam outros métodos para se guiar no tempo. Na Idade Média, por exemplo, o horário era estabelecido com base na posição do sol.

Os Fusos Horários: 24 fusos

No total, existem 24 fusos horários em todo o mundo e cada um deles corresponde à 15 graus dos 360 que existem na circunferência terrestre. É válido lembrar que cada faixa é contada a partir da cidade de Greenwich, na Inglaterra, denominada de Marco Zero.

Os Fusos Horários: No Brasil

Atualmente, existem 4 fusos horários no Brasil, todos localizados a oeste de Greenwich. Os fusos foram adotados no país no ano de 1913, durante a presidência de Hermes da Fonseca, no período conhecido como República Oligárquica.

Os fusos brasileiros são os seguintes:

Fuso 1: Se localiza a 30° do Marco Zero. Esse fuso engloba as ilhas oceânicas de Atol das Rocas, Fernando de Noronha, Trindade, São Pedro e São Paulo e Martim Vaz.

Fuso 2: Se localiza a 45° do Marco Zero. Esse é o fuso que engloba a maior parte de todo o território brasileiro, incluindo Brasília, responsável por instituir o horário oficial, e as regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Ainda, os estados de Goiás, Tocantins, Pará e Amapá também seguem o segundo fuso.

Fuso 3: Se localiza a 60° do Marco Zero e engloba os estados de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima e Amazonas.

Fuso 4: Se localiza a 75° do Marco Zero e é o último fuso brasileiro, englobando o estado do Acre e parte do estado do Amazonas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.