Fundo Amazônia: dirigentes explicam atuação do ICMBio e do Ibama na audiência pública

Os dirigentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Marcos de Castro Simanovic,  e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Eduardo Fortunato Bim, apresentaram, na tarde da sexta-feira (23/10), o contexto de atuação de suas instituições em relação à proteção ambiental e ao Fundo Amazônia. 

A matéria é pauta da audiência pública convocada pela relatora da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) 59, ministra Rosa Weber, para debate dos aspectos relacionados à alegada omissão da União quanto à suspensão do fundo.

ICMBio

Marcos de Castro Simanovic, diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do ICMBio, declarou que o instituto não recebe recursos do Fundo Amazônia. De acordo com Simanovic, o ICMBio é uma autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), responsável pela gestão de 334 unidades de conservação em todo o território brasileiro. 

Unidades de conservação

São parques nacionais, estações ecológicas, monumentos naturais e áreas de proteção ambiental, e cada uma tem uma finalidade e determinado grau de proteção, que pode ser integral ou permitir o uso sustentável.

O diretor destacou que, no ICMBio, a proteção ambiental é dividida em duas frentes: a prevenção e o combate aos incêndios florestais e a fiscalização.

Fomento a economia local

Segundo Simanovic, menos de 10% de toda a área afetada pelos desmatamentos e pelos incêndios dizem respeito a unidades de conservação federais. 

Ele enfatizou que a proteção ambiental não se limita à fiscalização, e defendeu a criação de alternativas economicamente viáveis à sociedade, com projetos ligados à educação e ao uso público, a fim de fomentar a economia local.

Atuação 

Além disso, Simanovic disse que nos últimos anos o ICMBio aumentou a contratação de brigadistas para o combate aos incêndios florestais e contou com o auxílio de 10 aviões locados para despejar água. Se a prevenção não for suficiente, existe a ajuda integrada de órgãos como a Força Nacional, Polícia Federal e Forças Armadas.

Ibama

O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Fortunato Bim, último a falar no primeiro dia de apresentações da audiência pública, registrou que, desde 2014, o Fundo Amazônia tem papel fundamental na suplementação orçamentária do instituto e indicou que, até o momento, foram recebidos R$ 212 milhões.

Apoio orçamentário 

De acordo com Eduardo Bim, os valores cobrem uma parte relevante dos contratos de helicóptero e de locação de veículos, importantes na fiscalização ambiental. 

Eduardo destacou também que o Fundo da amazônia tem o papel de apoiar o orçamento do IBAMA, “embora tenha uma incorporação orçamentária que vem pelo BNDES, após votação do Congresso Nacional”. Na avaliação do presidente do Ibama, se o fundo deixar de existir, será necessário buscar outras fontes de recursos.

Fonte: STF

Veja mais informações e notícias sobre o mundo jurídico AQUI

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.