Franquia Starbucks: quanto custa?

Veja como abrir a sua e se vale a pena!

Você já ouviu falar na franquia Starbucks? Pois sabia que a empresa não é uma franquia? Ela oferece ao empreendedor a aquisição de uma licença da marca. Por isso, que hoje, nós vamos esclarecer sobre a “franquia Starbucks”, quanto custa e como abrir a sua.

Dessa forma, iremos falar neste artigo sobre a empresa Starbucks e de sua maneira de licenciamento da marca. Acompanhe!

Franquia Starbucks -- Reprodução Canva
Franquia Starbucks — Reprodução Canva

Qual a história da empresa Starbucks?

A sede da empresa fica na cidade de Seattle, sendo criada em 1971. Dessa forma, é entendida como sendo uma empresa multinacional norte-americana no ramo de cafeteria. O nome Starbuck, teve origem no personagem do livro Moby Dick, e tem como logotipo um entalhe escandinavo do século XVI, contendo uma sereia com duas caudas.

Entre os produtos oferecidos tem-se o café expresso, o cappuccino, chás diversos e acompanhamentos.

Nos dias atuais, conta com mais de 20 mil lojas próprias e licenciadas em todo o mundo. No Brasil, a primeira loja foi aberta em 2006, no Shopping Morumbi, em São Paulo. Hoje, são mais de 115 lojas licenciadas em todo o Brasil.

Como funciona o sistema de licenciamento da marca oferecido pela Starbucks?

O licenciamento da marca é comprado pelo empreendedor. Assim, tem-se o direito de vender os produtos da marca de maneira mais livre, não havendo padronização das operações e processos. 

Dessa forma, a compra da licença da marca possibilita que o empreendedor utilize todos os produtos da marca, nome e identidade da linha. O empreendedor poderá administrar e gerenciar a sua empresa licenciada da maneira que melhor lhe convier, utilizando as estratégias que achar mais convenientes para a ocasião.

Neste formato de licenciamento, o empreendedor pode agir de maneira independente, sem seguir os padrões estabelecidos.

Quais são os modelos de negócios oferecidos para licenciamento da empresa?

São 4 os modelos de negócio oferecidos para licenciamento pela empresa Starbucks:

  • Primeiramente, o Food Service: neste formato, existe espaço para o consumo no local, e é o modelo de negócios que mais possui empresas no Brasil. É muito comum que sua instalação seja realizada em shoppings e centros comerciais, com espaço para convivência e consumo.
  • Em segundo lugar, o chamado Premium Self-Service: Neste modelo, o cliente tem a possibilidade de se servir sozinho. Assim, monta seu pedido de acordo com os produtos em exposição.
  • Licensing: este formato oferece os produtos em food-trucks. Sendo assim, estão em espaços móveis localizados onde há maior circulação. Este modelo é o mais utilizado pelos licenciadores pela praticidade e maior contato com as pessoas.
  • Seattle’s Best Coffee: mais utilizado nos Estados Unidos. O cliente pode consumir os produtos no local ou comprar e levar. Neste caso, o pedido é entregue no balcão.

Quanto custa abrir uma empresa licenciada Starbucks?

Para comprar o licenciamento da marca Starbucks é preciso desembolsar a quantia de R$ 500 mil, em média. Esse valor corresponde à compra dos direitos de reprodução dos produtos, serviços e nome da empresa.

Mas, é preciso considerar outros valores que variam de cidade para cidade como:

  • Antes de tudo, a montagem da loja, que o empreendedor tem liberdade para realizar o projeto arquitetônico que desejar.
  • Aquisição dos alvarás, e vistorias
  • Aquisição de estoque inicial
  • Contratação de colaboradores, entre outros gastos.

Como abrir uma empresa licenciada da Starbucks?

Para se tornar um licenciado da empresa Starbucks é preciso:

  • Realizar a inscrição solicitada no site da South Rock no Brasil e demonstrar o interesse em ser um licenciado, enviando uma mensagem informando o seu interesse. Ainda, o site solicita que você encaminhe alguns documentos, como informações pessoais e financeiras, para a realização da análise de perfil.
  • Aguarde que a empresa avalie seu perfil e sua capacidade financeira. Por isso é importante que você anexe informações atuais na solicitação, para ajudar na avaliação do seu perfil. Esta análise também pode considerar a sua capacidade de gerir o negócio e o local de instalação da empresa.
  • Se a solicitação for aprovada, você pode abrir as portas da empresa licenciada.

Mas atenção: Apesar de não ser uma franquia, a empresa Starbucks oferece um treinamento básico para que o empreendedor conheça os produtos e serviços. Assim, também vai receber toda a documentação do licenciamento da marca.

Se necessário, a marca Starbucks ainda oferece um suporte básico para a montagem da loja e as operações a serem desempenhadas.

Por fim, agora que você já sabe que a empresa Starbucks não é uma franquia, mas oferece licenciamento para quem quer abrir empresas da marca, considere como opção na sua escolha de investimentos.

Como se trata de uma marca que caiu no gosto da cultura pop, ter uma empresa licenciada da Starbucks é garantia de sucesso!

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