Quem se aventura em negócios ou sonha em fazendo isso, é preciso estar ciente que fracassar faz parte. O que, especificamente, pode causar sua falha? Que medidas devem ser tomadas para garantir que o fechamento da empresa não está em seu futuro? Este é o assunto deste artigo, onde apontaremos se franquias podem falir.
Grandes empresas anunciam sua morte todos os anos no mundo dos negócios. É natural que as empresas fracassem diante da piora das condições econômicas e da intensificação da concorrência.
Às vezes, uma decisão errada pode colocar a administração da empresa em um caminho sem volta. Nenhum empresário, jamais teve total paz de espírito. Todo negócio, não importa se for grande ou pequeno, precisa de estratégias bem pensadas, mudanças bem planejadas, e objetivos claros para sobreviver no mercado atual.
A situação fica ainda mais delicada para as redes de franquias, que exigem maior conhecimento do mercado e preparo por parte do gestor da rede. Por fim, se as unidades individuais de uma empresa de franquia não estiverem sincronizadas, o negócio tem muito mais probabilidade de falhar do que uma empresa tradicional.
Neste artigo, apresentamos as principais causas e possíveis soluções para o fracasso de uma rede de franquias. Confira!
Quais os motivos pelos quais uma franquia pode falir?
Para transformar com sucesso uma empresa em uma rede, é necessário atenção cuidadosa aos detalhes e amplo planejamento. Isso é assim porque a instalação de uma nova unidade requer uma extensa pesquisa de mercado.
Existem regiões e dados demográficos específicos que são mais receptivos às ofertas de certos tipos negócios. O segredo de escolher o preço errado para uma unidade de franquia é o principal contribuinte para um desempenho de vendas insignificante.
Houver falha por parte do franqueado
O franqueado pode falhar quando perde dinheiro porque colocou seu dinheiro em um negócio que não deu certo. Esse problema é recorrente e aponta para uma falta de atenção à estratégia de negócios, sendo o fracasso o resultado mais terrível.
A resposta é fazer uma estratégia de expansão detalhada considerando as datas-alvo. O franqueador é responsável por estabelecer os objetivos da rede em primeiro lugar, mercados a perseguir, quais objetivos definir. Com a ajuda de uma consultoria, estratégias de expansão podem ser desenvolvidas.
O empresário precisa ter em mente que ganhar dinheiro no mercado leva tempo. E obter mais unidades de franquia na esperança de obter lucro é inútil se não houver infraestrutura suficiente para apoiá-las.
Falha por descuido em relação à competição
Primeiramente, o empresário que se aventura no franchising deve estar ciente de que se trata de um mercado altamente competitivo. As empresas surgem constantemente com o potencial de melhorar os líderes de mercado estabelecidos.
Pode encontrar os produtos dessas startups em necessidades não atendidas do consumidor. O sucesso de uma franquia é conquistado pela credibilidade da empresa após utilizar estratégias de marketing eficazes para chamar a atenção para seu produto e seu desempenho exemplar no mercado em que foi introduzido.
Se o franqueado de uma rede não estiver envolvido no cenário competitivo do setor, ele ficará para trás em algum momento. Sem ação imediata, será difícil recuperar o atraso. E lembre-se de que conquistar o público pela segunda vez é muito mais difícil do que da primeira vez.
Para vencer a concorrência, é preciso apostar em tecnologia e implementar estratégias de marketing digital. Se as vendas caíram, pode ser porque os clientes estão mais satisfeitos com seus concorrentes.
Falha no suporte eficiente
Outra causa da falência de franquias, tem a ver com programas de treinamento ineficazes e falta de suporte necessário para os franqueados. Este é um processo fundamental para compartilhar conhecimento e colocar em prática a padronização da rede.
De nada vale, colocar a empresa nas mãos de profissionais despreparados que não conseguem manter os nós individuais da rede funcionando sem problemas. Além disso, deixar de dar suporte adequado aos operadores coloca a empresa em risco, por diminuir o padrão de qualidade, deixa os clientes insatisfeitos, reduz as vendas, e assim por diante.
A culpa é da falta de verba para treinamento, é hora de adotar ferramentas de EAD, que são acessíveis de qualquer lugar e a qualquer hora.
Falha na contratação de franqueados
Os proprietários percebem que contrataram franqueados que não combinam com o perfil da empresa, e os franqueados percebem que seu local de trabalho ideal é em outro lugar.
Por fim, a empresa tem um perfil claro dos tipos de profissionais que lhe interessam na hora de selecionar os franqueados. É uma grande responsabilidade profissional que precisa receber muito tempo e atenção.