Franquia de ótica é rentável? Veja como investir

Confira se vale a pena abrir uma franquia para vender óculos

O óculo deixou de ser sinônimo de feiura! Por mais que os adolescentes considerem que os óculos deixam o rosto feio, sem beleza nenhuma, mesmo que seja algo de necessidade, ele passou a ser um acessório de estilo. Por isso que hoje, nós vamos descobrir se uma franquia de óculos é rentável, além de dar algumas opções para investir.

Abrir um franquia de ótica é rentável -- Reprodução Canva
Abrir um franquia de ótica é rentável — Reprodução Canva

Quais as vantagens de investir em uma franquia de ótica?

Entre as principais vantagens de investir em uma franquia de ótica, tem-se:

  • Comercializar óculos de marca conhecida pelas pessoas, o que causa maior confiança e facilita as vendas;
  • Operar com sistema de gestão financeira e operacional oferecido pela franqueadora;
  • Possuir treinamentos para operar a franquia;
  • Redução no preço de compra dos produtos, tendo em vista que ela será feita em grande quantidade;
  • Suporte oferecido pela franqueadora em casos de necessidades.

A franquia de ótica é rentável?

Este setor faz parte de dois segmentos: moda e saúde, beleza e bem-estar, sendo que em ambos a rentabilidade é grande e continua em alta.

Assim, usar óculos por necessidade é um ramo que sempre estará em movimento, considerando o envelhecimento da população, a grande expectativa de vida e a necessidade cada vez maior das pessoas em qualquer idade de usar óculos. Além disso, os óculos de sol são utilizados pelas pessoas cada vez mais.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 19% da população brasileira possui algum problema visual. Já em outros dados informados pela ONU (Organização das Nações Unidas), há projeções de que até o ano de 2050, metade da população mundial, poderá desenvolver miopia. Esta doença é facilmente corrigida com o uso de óculos.

Essas informações justificam a grande necessidade de óculos corretivos. Por isso, quem apostar neste tipo de franquia com certeza estará em ascensão.

Por outro lado, usar óculos como estilo de moda também está em alta, uma vez que ele faz parte da composição de visuais bonitos e com charme. Nesta vibe estão os óculos de sol e os óculos como acessórios.

Assim, o investimento em franquia de ótica é rentável e recomendado para pessoas que possuem perfil para trabalhar com os segmentos de moda ou serviços.

O que é preciso para investir em uma franquia de ótica?

Confira o que é necessário para fazer parte deste negócio:

  • Observar se a franquia está consolidada no mercado;
  • Constatar a qualidade dos produtos a serem vendidos;
  • Verificar a forma de aquisição dos produtos: fabricação própria, importação ou terceirização;
  • Gostar de trabalhar com pessoas, afinal de contas, você irá realizar vendas;
  • Ter paciência em atender o cliente de forma personalizada, informando a tecnologia envolvida na fabricação das armações e das lentes;
  • Usar da sinceridade com o cliente, pois alguns modelos não combinam com o formato do rosto e, assim, sugerir armações que se adequem;
  • Realizar um bom atendimento, pois o cliente só retorna se for bem atendido. Além disso, ele pode recomendar a empresa para outras pessoas. É o marketing boca a boca;
  • Estar sempre atento às tendências da moda e do mercado. E, dessa forma, possibilitar àquelas pessoas que usam óculos como acessório, vários modelos e combinações.

Quais são as melhores franquias de óticas para investir?

Esta é a pergunta que não quer calar. Quem investe, quer saber quais são as melhores franquias de óticas para adquirir. 

Assim, constate se as características exigidas pela franquia estão de acordo com o seu perfil de franqueado. Antes de adquirir a franquia, tenha uma conversa com a franqueadora para tirar as suas dúvidas e, assim, defina a marca que é a melhor opção para você.

Você precisa decidir se deseja abrir uma ótica popular para, dessa forma, comercializar produtos de custo mais acessível para a população. Sendo assim, escolha as marcas que atendam essa sua escolha.

Agora, se a sua opção for abrir uma ótica que faz parte das grandes redes, tenha claro que os preços dos produtos também serão mais altos. 

Entre as franquias de óticas mais procuradas, tem-se:

  • Óticas Gassi
  • Chillibeans
  • Ótica do Povo
  • New Ótica

As franquias de óticas existem para todos os tipos de escolhas do franqueado, da sua capacidade de investimento e de todos os preços.

Por isso, faça a sua opção e tenha certeza, que franquias de óticas são um bom investimento. Observe os demais empreendimentos do ramo e veja tudo que precisa fazer para cair de vez no gosto do público!

Agora que você já tem as informações necessárias para iniciar, é só colocar a mão na massa e trabalhar com foco!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.