Forno elétrico vale a pena? Confira os melhores modelos para seu lar

Saiba como escolher seu forno ideal

Já pensou em adquirir um forno elétrico para sua cozinha? Esse utensílio está sendo cada vez mais utilizados pelas famílias brasileiras, numa tentativa de economizar um pouco na compra do botijão de gás.

Sendo assim, pode ser uma opção interessante para quem deseja ter em casa uma ferramenta prática para assar diversos tipos de alimentos com praticidade.

Como o nome diz, o forno elétrico utiliza energia e tem diversos tipos de modelos, tamanhos e usos. Sendo assim, é muito importante pesquisar bem antes de escolher o seu.

Acompanhe agora mesmo as nossas dicas incríveis e saiba tudo o que precisa antes de ir buscar o seu novo forno.

Forno elétrico pode ser uma opção de economia

Uma coisa que muitas pessoas estão buscando hoje em dia é economizar. Portanto, pode ser uma boa opção para quem gasta muito gás em casa e pretende ter uma opção que necessite de menos investimento.

Muitas pessoas acham que o forno elétrico gasta muita energia ou que sobe muito a conta de luz. Entretanto, com as novas tecnologias, esse tipo de equipamento tem gasto baixo.

Uma dica aqui é que você procure sempre verificar a classificação do seu novo forno elétrico. O ideal é comprar aqueles que tenham a avaliação A, ou seja gastam menos energia elétrica.

Como escolher forno elétrico

Agora mesmo vamos às dicas de como escolher forno elétrico corretamente e não errar na escolha. Afinal, com tantas possibilidades pode ser um tanto confuso fazer a opção certa. Veja em seguida.

Escolha o modelo ideal

Forno elétrico de embutir - Reprodução Canva
Forno elétrico de embutir – Reprodução Canva

Antes de qualquer coisa, é muito importante escolher o modelo ideal de forno elétrico para colocar em sua cozinha. Existem dois tipos diferentes, para agradar aos vários conceitos de cômodo, bem como ao tipo de uso que você deseja ter.

Atualmente, temos disponíveis no mercado os modelos de embutir e também a opção de balcão. Ambos têm as mesmas funções, mas se ajustam de forma diversa na cozinha.

Um ponto a se levar em consideração é que o forno de balcão é bem versátil em relação a sua localização. Pode ficar em cima da pia, bancada ou de algum móvel e você pode realoca-lo caso preferir.

A opção de embutir é fixa, e fica dentro de uma bancada ou armário, sem poder retirar. Esse tipo de forno é melhor para cozinhas compactas ou mesmo para quem deseja dar um ar de modernidade para o cômodo.

Verifique a capacidade do forno elétrico

A capacidade é outro item importante na hora da escolha. Um forno para atender bem um casal seria de 30 litros, em média. Dessa forma, você consegue garantir preparos com comodidade.

Já se você tem crianças ou outros habitantes na casa, optar por um forno com em média 40 litros, pode ser bem mais confortável.

Em se tratando de famílias numerosas, o forno acima de 60 litros se torna o ideal. Existem opções ainda maiores, mas tudo vai da sua necessidade. Importante notar que é preciso levar em conta o tamanho da cozinha e o espaço que irá abrigar o aparelho.

Preste atenção nas funções disponíveis

Os fornos elétricos possuem funções que são muito úteis e que acabam por funcionar melhor do que nos fornos a gás convencionais. Sendo assim, vale a pena conhecer.

O timer é uma das melhores coisas, já que evita que você acabe tendo problemas ao esquecer alguma coisa dentro do forno assando. Ele te avisa quando o preparo está pronto.

Além disso, o forno acaba sendo interessante por evitar acidentes com a presença de proteção extra no vidro para isolar o calor.

Há inúmeras outras funções que valem a pena conhecer, portanto, pense que já muitas vantagens em relação a opção a gás.

Temperatura do forno elétrico

Você sabia que o forno elétrico pode alcançar temperaturas maiores do que o forno a gás? O primeiro pode chegar a 300ºC, sendo assim, é uma opção interessante para quem quer assar as coisas mais rapidamente.

Com todas essas vantagens, ter um utensílio como esse em sua cozinha pode sim valer a pena. Basta então procurar pelas opções que se encaixam no seu tamanho de família e no tamanho do cômodo.

Aproveite e escolha seu forno elétrico hoje mesmo e aproveite todas as vantagens desse produto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.