Fluxo de pessoas em lojas físicas sobe 538,2% em abril

No mês de abril de 2021, o fluxo de pessoas em lojas físicas no país cresceu 538,2% em relação a abril do ano passado, época em que começou a pandemia de coronavírus no Brasil.

Nos shoppings centers em específico o aumento foi um pouco menor, chegando a 452,4%. No entanto, os pontos de venda situados nesses centros comerciais obtiveram a maior taxa, chegando a incríveis 3.158,1% a mais de consumidores. As lojas localizadas nas ruas tiveram um aumento de 215,9%.

Os dados são provenientes de um levantamento do Índice de Performance do Varejo (IPV), em conjunto com a FX Data Intelligence, F360º (plataforma de gestão de varejo), e a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). 

O motivo desse aumento expressivo no fluxo de pessoas em estabelecimentos comerciais é que na mesma época no ano passado o comércio estava fechado em boa parte do Brasil, devido à pandemia do coronavírus.   

Analisando por regiões, o Norte saiu na frente com o maior aumento no fluxo, chegando a uma alta de 3.084,9%. No Nordeste o crescimento foi de 996,9%, seguido pelo Sudeste com 461,7%. Já no Centro-Oeste o crescimento foi de 209,1%, e no Sul de 200,8%. 

Em relação aos shoppings centers, a região Sudeste teve o maior salto, chegando a 976,7% de aumento. No sul, os números mostram 436,8% de aumento, e no Nordeste 246,1%. Os shoppings localizados no Centro-Oeste e no Norte não tiveram amostragem suficiente para dar credibilidade ao levantamento.

Mas a pandemia de coronavírus já acabou?

A resposta vem diretamente da definição de uma pandemia: “doença epidêmica que se estende a muitos países ou que ataca quase todos os indivíduos de uma localidade ou região”. A resposta então é não, pois a pandemia só irá terminar quando a Covid-19 deixar de ter um alcance tão grande.

O Brasil já ultrapassou a marca das 440 mil mortes por coronavírus, com a média móvel de mortes nos últimos 7 dias (em relação a esta quarta-feira, 19) chegando a 1.944. Apesar de os números estarem diminuindo, indicando uma estabilidade, ainda são muito altos. 

Mesmo se a OMS decidir que a pandemia acabou, será cada um dos países que vão determinar as medidas necessárias e irão decidir quando as medidas restritivas poderão ser suspensas. 

Se o coronavírus não estivesse mais em circulação seria fácil decretar o fim da pandemia, no entanto, até o dia 11 de março deste ano apenas 14 países no mundo se mostraram livres da doença, sendo que 12 deles são ilhas. 

A imunidade coletiva está longe de ser alcançada, tendo em vista que a vacinação está ocorrendo de maneira muito lenta, e segundo a OMS “pesquisas de soroprevalência sugerem que, na maioria dos países, menos de 10% da população teve covid-19”. Isso sem contar os casos de reinfecção que estão ocorrendo. 

Já são cerca de 119 milhões de pessoas infectadas, e 2,6 milhões de mortes pela doença mundialmente, números que tornam esses dados do aumento do fluxo de pessoas em lojas preocupantes aos olhos de muitas pessoas. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.