Fisioterapia ajuda a recuperar a perda de olfato causada pela COVID-19

Recuperar a perda de olfato causada pela COVID-19 se tornou o objetivo de muita gente em tempos de pandemia. Isso porque a inflamação causada pelo vírus pode ocasionar efeitos no aparelho respiratório que inibem que as partículas de odor cheguem até o receptor olfatório.

Em contrapartida, fisioterapeutas têm apontando algumas dicas que podem diminuir este sintoma, auxiliando na recuperação da capacidade de sentir cheiros.

Perda de olfato causada pela COVID-19: Veja os tipos de distúrbio

A perda de olfato causada pela COVID-19 é uma realidade de milhares de pessoas que vêm relatando os sintomas da doença.

Entretanto, esta perda ou distúrbio olfatório pode ocorrer de maneiras diferentes em cada pessoa, inclusive variando a intensidade e durabilidade dos sintomas. Abaixo descrevemos cada uma das condições:

  • Anosmia

No distúrbio chamado anosmia, a perda de olfato é total. Costuma aparecer logo no começo do desenvolvimento da COVID-19, e também é responsável por provocar a sensação de falta de paladar. Grande parte das pessoas que relatam a perda olfativa, declaram a perda total nos primeiros dias.

  • Fantosmia

Já o fantosmia relaciona-se com o fato de o paciente sentir cheiros inexistentes no ambiente. Costumeiramente o cheiro sentido é semelhante ao odor de podre, o que pode deixar a pessoa confusa por haver a constatação de que não há nada com mau odor no espaço em que ela está.

  • Parosmia

Este tipo de distúrbio olfativo provoca uma distorção na percepção do cheiro. Um exemplo recorrente é quando a pessoa faz café: ela pode sentir um cheiro de queimado e até mesmo de podre.

Este distúrbio costuma aparecer quando o sistema olfativo já está se recuperando da COVID-19.

  • Hiposmia

Neste caso, há uma perda parcial do olfato, onde a pessoa sente alguns cheiros específicos, especialmente os mais fortes. Já os aromas mais leves podem passar despercebidos pela pessoa.

Por que a perda olfativa acontece?

A perda olfativa acontece a partir do momento em que há uma reação inflamatória nos receptores olfatórios presentes nas células olfativas. Com isso, há uma diminuição nas chances de que as partículas cheguem até estes receptores.

Fisioterapia para recuperar a perda de olfato causada pela COVID-19

A fisioterapia para recuperar gradativamente a perda de olfato é simples, basta você seguir o passo a passo abaixo:

  1. Primeiramente, separe alguns itens com fortes aromas, colocando-os em recipientes diferentes e bem fechados. (Exemplo: café, óleo essencial de eucalipto, limão, cravo e canela).
  2. Abra um dos frascos e cheire por cerca de 20 segundos. Em seguida, dê um intervalo de 20 segundos.
  3. Feche o primeiro frasco depois do intervalo e abra outro. Repita o processo de cheirar 20 segundos e fazer 20 segundos de intervalo.
  4. Faça isso até acabar todos os recipientes.
  5. Repita todo este processo pelo menos 2 vezes ao dia.

Apesar de a perda olfativa ser muito desconfortável, ela costuma ser revertida na medida em que o paciente vai se recuperando da inflamação provocada pela COVID-19. Entretanto, se os sintomas persistirem por mais de 30 dias, e nem mesmo a fisioterapia acima der resultados de melhora, é importante buscar auxílio médico.

Veja mais: Fumar aumenta o risco de complicações por COVID-19?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.