Fiscais do Mapa são capacitados para certificar frutas e hortaliças para países da OCDE

Fiscais do Mapa poderão certificar frutas e hortaliças para países da OCDE. Confira informações oficiais do Ministério da Agricultura!

Termina nesta quinta (20), em São Paulo, o curso de formação de inspetores pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para a aplicação de normas internacionais para frutas e hortaliças, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Fiscais do Mapa são capacitados para certificar frutas e hortaliças para países da OCDE

O Brasil faz parte do chamado Esquema de Frutas e Hortaliças da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), informa a divulgação oficial.

Segundo destaca o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a participação do Brasil no Esquema OCDE para Frutas e Hortaliças começou a ser articulada em 2015 e agora chega à etapa final, que é a formação dos inspetores. 

Lotes e certificação

A partir deste curso, eles estarão aptos a avaliar lotes desses produtos e assinar a certificação, o que deve acelerar o fluxo de exportação, explica a divulgação oficial. Além da parte teórica, os inspetores participaram de atividades práticas, em que puderam observar defeitos em frutas e saber o que é aceitável ou não pelo mercado externo.

Treinamento organizado pelo Dipov e pelo Mapa

A divulgação oficial destaca que o treinamento foi organizado pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 

Participam 44 auditores fiscais federais agropecuários que atuam nos Serviços de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal nos estados e nas Unidades da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), de acordo com a divulgação oficial.

Sobre o OCDE

A OCDE reúne 38 países e tem sede na França. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) destaca que o principal objetivo do Esquema de Frutas e Hortaliças da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é facilitar o comércio por meio da harmonização de implementação e interpretação de normas de comercialização.

Também participaram da abertura o diretor do Dipov, Glauco Bertoldo; o coordenador geral da Qualidade de Produtos Vegetais do departamento, Hugo Caruso; o superintendente substituto do Mapa em São Paulo, Esequiel Liuson; e o representante da Ceagesp, Gabriel Bitencourt, destaca o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Os representantes da África do Sul e da Eslováquia falaram sobre as normas para frutas cítricas, uvas e maçãs, respectivamente.

Ceagesp

Na próxima quinta-feira (20), o grupo visitará a Ceagesp, na capital paulista, para acompanhar o funcionamento da maior central de entrepostos da América Latina, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.