Financeiro Líquido do Governo Geral (PFLGG) - Notícias Concursos

Financeiro Líquido do Governo Geral (PFLGG)

De acordo com o Banco Central, o Financeiro Líquido do Governo Geral (PFLGG) não considera os passivos atuariais. Saiba mais detalhes!

Conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), um aspecto a destacar é que o Financeiro Líquido do Governo Geral (PFLGG) não considera os passivos atuariais.

Financeiro Líquido do Governo Geral (PFLGG)

De acordo com o Government Finance Statistics Manual 2014 (GFSM 2014), os passivos atuariais dos regimes próprios de previdência, abrangendo pessoal civil e militar dos três níveis de governo, devem ser incluídos no Financeiro Líquido do Governo Geral (PFLGG), informa o Banco Central do Brasil (BCB).

O detalhamento e aperfeiçoamento da metodologia utilizada

Todavia, considerando a necessidade de maior detalhamento e aperfeiçoamento da metodologia utilizada para efetuar as estimativas desses passivos.

A inexistência, entre os países reportantes, de consenso sobre o seu cômputo nas rubricas do Financeiro Líquido do Governo Geral (PFLGG); e ainda o fato de que o passivo atuarial tem natureza diversa das outras dívidas governamentais, tanto no aspecto legal como em relação ao seu alinhamento com receitas futuras, optou-se pela não inclusão, neste primeiro momento, desses passivos no Financeiro Líquido do Governo Geral (PFLGG), informa o Banco Central do Brasil (BCB). Essas informações, quando disponíveis, serão divulgadas como item de memorando, em tabelas complementares.

Government Finance Statistics Manual 2014 (GFSM 2014)

A partir dos instrumentos financeiros e não financeiros detalhados no Government Finance Statistics Manual 2014 (GFSM 2014), podem ser compilados diferentes indicadores de patrimônio e endividamento públicos. 

Para o Governo Geral, partindo-se do Patrimônio Líquido Total do Governo Geral – Patrimônio Líquido Total do Governo Geral (PLTGG) e excluindo os ativos não financeiros, chega-se ao Financeiro Líquido do Governo Geral (PFLGG). 

Ações e outras participações de capital

O Banco Central do Brasil (BCB) informa que, deduzindo-se, ainda, os instrumentos “Ações e outras participações de capital” e “Derivativos financeiros e opções de compra de ações por empregados”, por não constituírem instrumentos de dívida, chega-se ao conceito de dívida líquida. A partir dessa dívida líquida, caso sejam considerados apenas os passivos financeiros, alcança-se o conceito de dívida bruta.

Comparados aos conceitos de Dívida Líquida do Governo Geral (DLGG) e de Dívida Bruta do Governo Geral (DBGG) divulgados pelo BCB, os conceitos apurados a partir da abrangência prevista no Government Finance Statistics Manual 2014 (GFSM 2014) incluem instrumentos adicionais, representados pelas “Outras contas a pagar/receber” e pelos “Regimes de seguros, pensões e garantias padronizadas”. 

DLGG-Estendida e DBGG-Estendida

O Banco Central do Brasil (BCB) informa que para efeitos didáticos, pode-se nomear o endividamento acrescido desses instrumentos de DLGG-Estendida e DBGG-Estendida.

Caso queira consultar as informações de maneira integral, acesse a plataforma oficial do Banco Central do Brasil (BCB). Visto que muitos fatores impactam na economia e, por conseguinte, na inflação de forma abrangente. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?