Finanças Pessoais: conheça os 4 piores ERROS que você deve EVITAR

Para conseguir deixar as contas "redondinhas", é fundamental manter a disciplina e começar a criar bons hábitos financeiros

Precisa organizar as finanças pessoais e não sabe por onde começar? A maioria das pessoas sente o descontrole financeiro por não saber como começar a organização das suas finanças.

Mas saiba que, para conseguir deixar as contas “redondinhas”, é fundamental manter a disciplina e começar a criar bons hábitos financeiros.

No entanto, um novo hábito não se constrói da noite para o dia. É necessário começar devagar e ir instalando na sua rotina atitudes que irão trazer mais saúde para o seu bolso.

Finanças pessoais: os piores erros que você deve evitar

Para iniciar a organizar as finanças pessoais é imprescindível começar novos hábitos. Pensando nisso, nós selecionamos os piores erros que você provavelmente comete e deve deixar de lado hoje mesmo.

1 – Não fazer um orçamento

O orçamento é a base para uma boa vida financeira. Através dele, é possível observar tudo o que você ganha, bem como prever os seus gastos e investimentos. Além disso, este é o primeiro passo para você organizar a vida financeira.

Fazer um orçamento não é nenhum bicho de sete cabeças como muitas pessoas imaginam. Você pode utilizar um aplicativo de celular, um planner ou até mesmo um caderno simples para começar as anotações.

O objetivo do orçamento é te dar clareza sobre os próximos passos. Por isso, ele deve ser realizado antecipadamente.

Liste tudo o que você irá receber no próximo mês, bem como todas as despesas. Assim, você já ficará sabendo de todos os gastos que virão e quanto irá sobrar no final do mês.

2 – Não observar onde é possível economizar

Quando você não conhece os seus gastos é comum que no final do mês você se pergunte para onde foi todo o seu dinheiro. Dessa forma, fica impossível entender onde é possível economizar.

Você pode se surpreender ao observar que, com algumas atitudes simples, você poderá ver uma grande diferença no final do mês. Alguns exemplos de atitudes que podem te ajudar nas finanças pessoais são:

  • Fazer a sua própria comida ao invés de pedir delivery;
  • Desligar os aparelhos da tomada quando não estiver usando;
  • Diminuir o tempo do banho no chuveiro quente.

3 – Não separar as contas entre pessoa física e pessoa jurídica

Este é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores erros dos empreendedores brasileiros. A nossa dica é nunca unir as contas da empresa com as suas contas pessoais, pois trará um grande descontrole financeiro.

É impossível manter uma vida financeira saudável se você não separa as contas pessoais das contas da empresa. Por isso, determine o seu pró-labore, ou seja, o seu salário mensal, e faça o seu orçamento pessoal sobre este valor.

4 – Não determinar uma quantia para cada gasto nas finanças pessoais

Esta dica está diretamente ligada à criação do seu orçamento. Quando você consegue visualizar quanto ganha e quanto gasta por mês, poderá separar de forma eficiente um determinado valor para cada gasto.

Assim, determine quanto do seu salário será destinado para educação, lazer, transporte, saúde e todas as áreas do seu orçamento.

Vale ressaltar que é de extrema necessidade separar uma quantia para emergências. Isso porque ela evitará que você saia do orçamento caso ocorra algum imprevisto. E eles sempre acontecem!

Lembre-se que a organização das suas finanças pessoais não se dará da noite para o dia. Por isso, comece a cultivar hábitos diários até eles se tornarem parte da sua rotina.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.