Fim do golpe do Pix? Febraban anuncia selo para bancos e aplicativo

Febraban anunciou que medidas estão sendo tomadas para evitar que mais pessoas sejam vítimas de golpes do Pix

Você já sofreu algum tipo de tentativa de golpe envolvendo o Pix? Se sim, saiba que você não está sozinho. Milhões de brasileiros de todas as regiões do país já passaram por situações como esta. Para tentar evitar que mais cidadãos passem pelo mesmo problema, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) informou que decidiu agir.

Segundo o diretor-adjunto de Serviços da entidade, Walter Tadeu Pinto de Faria, medidas estão sendo tomadas para auxiliar os brasileiros contra os golpes que envolvem o Pix. Uma das medidas, por exemplo, é a criação de uma espécie de selo de prevenção à fraude.

Como o selo vai funcionar

De acordo com Faria, o plano é realizar uma consultoria que vai até as instituições de maneira anual para verificar se elas estão cumprindo todas as exigências mínimas de segurança. Aquelas instituições que estão mantendo tudo em ordem poderão receber o selo, que vai representar que aquelas transações possuem baixo risco de golpe.

Para a Febraban, esta seria uma maneira de mostrar para a população que os bancos e outras instituições financeiras estariam preocupados com a segurança dos seus clientes, e que por isso estão tomando medidas para evitar que o número de fraudes envolvendo o Pix sigam aumentando.

Fim do golpe do Pix? Febraban anuncia selo para bancos e aplicativo
Novo selo pode se tornar um auxílio contra golpes. Imagem: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Aplicativo

Para além do selo, a Febraban também trabalha em uma parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Ministério da Justiça. A ideia é criar uma espécie de aplicativo chamado “Celular Seguro”. O plano é que em caso de roubo, o cidadão poderá pedir com mais facilidade para que a operadora trave o aparelho, por exemplo.

Golpe do 0800

Enquanto os novos selos de segurança não estão prontos, os cidadãos seguem precisando atentar cada vez mais para não cair em golpes. Recentemente, a Febraban fez um alerta sobre um novo tipo de fraude que vem ganhando força, sobretudo nas últimas semanas.

Trata-se do golpe do 0800. Os golpistas enviam um SMS para o cidadão avisando que há uma compra feita em seu nome. Eles pedem nesta mensagem que o cliente entre em contato com uma suposta central de atendimento de número que se inicia em 0800 para confirmar a compra e resolver essa alegada irregularidade.

A estrutura da mensagem enviada pelos criminosos é esta: “Compra aprovada em um determinado valor em alguma loja do varejo conhecida. Dizem que para confirmar, o cliente deve digitar o número 1, mas que caso desconheça a transação, o consumidor deve ligar para uma central de 0800”.

Ao ligar para o número indicado, o golpista afirma que a transação ainda está em análise. Logo depois, ele pede uma série de informações pessoais como senhas e números de cartões. Em alguns casos, ele induzem a pessoa a realizar transações financeiras
para regularizar o alegado problema.

“O cliente nunca deve fazer ligações para números de telefone (0800) recebidos via SMS ou por outras mensagens. Os bancos nunca ligam para fazer um estorno de transação por meio de um telefonema. Desligue se pedirem para digitar senha ou qualquer dado em seu aparelho de telefone. Ao receber uma ligação suspeita, desligue e de outro telefone, ligue para os canais oficiais de seu banco”, diz Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), ao alertar os cidadãos brasileiros.

Pix

Recentemente, uma pesquisa de uma agência de proteção financeira indicou que nada menos do que quatro em cada dez brasileiros já sofreram alguma tentativa de golpe envolvendo o Pix. O mesmo levantamento revelou que as pessoas com mais de 60 anos, além dos cidadãos mais pobres, são os grupos que mais perdem dinheiro em golpes envolvendo este tipo de transação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.