A Unesp, Universidade Estadual Paulista, recebe alunos de todos os lugares do Brasil, já que é considerada uma das melhores e maiores universidades do país.
Dentre as matérias que são abordadas pelo vestibular, que é elaborado pela Vunesp, a filosofia é uma que merece uma atenção especial dos candidatos que desejam garantir um alto desempenho.
As questões dessa disciplina costumam ser muito complexas e abrangentes no vestibular da Unesp, exigindo diversos conhecimentos e habilidades do candidato.
Dessa maneira, o artigo de hoje trouxe um resumo sobre os tópicos de filosofia que são cobrados com grande frequência no vestibular da Unesp.
Se há algo que diferencia as provas dos vestibulares da Unesp e os da Fuvest e Unicamp é o grande número de questões de filosofia da Unesp, uma vez que o exame da instituição é conhecido por possuir um lado muito acentuado na área de humanidades.
Esse aspecto pode ser confirmado quando observamos que 1/3 do vestibular da instituição é composto por questões de ciências humanas.
A matéria de filosofia costuma ocupar pelo menos 40% da prova do vestibular da Unesp, aparecendo em questões isoladas e em questões interdisciplinares.
Dentre os principais e fundamentais tópicos cobrados nas questões, podemos citar: filosofia das ciências, filosofia política, metafísica, senso comum, ideologia, teoria do conhecimento, ética, estética, filosofia da educação, antropologia filosófica e definições de filosofia.
Vamos conferir, a seguir, quais são os movimentos da filosofia mais abordados.
A filosofia moderna ocupa cerca de 31% do conteúdo cobrado nas questões de filosofia dentro dessa prova. Dentre os principais tópicos contemplados, podemos citar: ciência moderna, racionalismo, iluminismo francês, empirismo britânico, filosofia alemã, positivismo e o pensamento de Augusto Comte.
A filosofia antiga está presente em cerca de 20% dos temas propostos pela prova de filosofia da Unesp, tanto na primeira como na segunda fase do vestibular. Dentre os tópicos cobrados, podemos destacar: contraste entre razão e mitologia, pensamento de Platão e pensamento de Aristóteles.
Os tópicos da filosofia contemporânea podem ocupar cerca de 10% dos assuntos de filosofia cobrados no exame da Unesp. Dentre os principais assuntos abordados, podemos citar a Escola de Frankfurt, a indústria cultural e o pensamento marxista.