FGTS: cidadão já pode consultar os saldos que serão depositados

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

FGTS: Trabalhador já pode consultar o saldo de até R$1 mil

Pagamentos do saldo extraordinário do FGTS começará a ser depositado na quarta-feira (20), mas consulta já está liberada

Os primeiros depósitos dos saldos extraordinários do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) devem acontecer a partir desta quarta-feira (20). Mas antes mesmo das primeiras liberações, os cidadãos poderão consultar os seus saldos e a partir daí ter uma noção do quanto receberão com este novo pagamento do Governo Federal.

O processo de consulta do FGTS já foi liberado pela Caixa Econômica Federal desde o último dia 8 de abril. Para realizar a verificação, o cidadão precisa ter em mãos o aplicativo do próprio FGTS. Uma outra opção é ir pessoalmente até uma agência da própria instituição financeira e pedir ajuda sobre o tema para algum atendente.

Consulta pelo site do FGTS

Quem quiser consultar o saldo do FGTS através do site oficial do Fundo de Garantia, poderá fazer isso sem maiores problemas. Por lá, será possível saber se o cidadão tem direito ao saque. Em caso de resposta positiva, ele também poderá consultar a data de liberação de crédito que será feita pelo Governo Federal.

Consulta pelo aplicativo

Pelo aplicativo, a gama de possibilidades é notadamente maior. Por lá, o cidadão também poderá saber se há algum saldo em seu nome e também qual será a data do recebimento do benefício, em caso de resposta positiva. Mas além disso, o trabalhador também poderá consultar alguns dados básicos que estão disponíveis por lá.

Através do app, o cidadão também poderá informar que não quer receber o saldo do FGTS neste momento. Além disso, ele também poderá solicitar o retorno do valor creditado para a conta do FGTS. O indivíduo também poderá usar a conta para atualizar os dados cadastrais e criar a chamada Conta Poupança Social Digital, que servirá para os depósitos.

Como pedir o saque

Segundo informações do Governo Federal, não será preciso solicitar o saque do FGTS. O procedimento acontecerá de forma automática para a maioria dos mais de 42 milhões de brasileiros que estão aptos ao recebimento do benefício.

Caso o beneficiário não tenha uma conta no Caixa Tem, o próprio banco criará um perfil de maneira automática. De toda forma, o cidadão que deseja receber o saldo, precisa realizar o download do sistema no seu celular para entender o que acontece com o seu perfil.

Em alguns casos específicos, será preciso solicitar o dinheiro do programa. Isso acontecerá nos casos em que o saldo não cair na conta no dia indicado pelo sistema.

“O pagamento será feito automaticamente na poupança social digital do trabalhador. Mas caso ele não ocorra na data prevista, conforme calendário, basta que o trabalhador acesse o app FGTS, atualize seu cadastro e solicite o saque de forma simples e 100% digital”, informa o banco por meio de uma nota divulgada nesta semana.

Sou obrigado a sacar?

Não. De acordo com informações do Governo Federal, ninguém é obrigado a sacar o dinheiro do FGTS extraordinário. Para esses cidadãos, há duas opções no caminho. Uma delas é informar a decisão de não receber o montante.

Como dito, o procedimento pode ser feito através do app do próprio FGTS. Não existe qualquer tipo de cobrança ou custo extra para as pessoas que optam por não receber o dinheiro do saldo do Fundo de Garantia neste momento.

Outra opção é não movimentar a quantia do benefício. Neste caso, o próprio Governo retornará o dinheiro para o Fundo de Garantia por falta de movimentação. Os usuários têm até o próximo dia 15 de dezembro para mexer no saldo.

Quando o dinheiro pode ser sacado?

Conforme informado, o saque de até R$ 1 mil do FGTS estará liberado a partir do dia 20 de abril (para nascidos em janeiro). Segundo o calendário, os saques continuarão sendo liberados até 15 de junho (para nascidos em dezembro). Todos os grupos poderão sacar até dezembro, de acordo com informações do Governo Federal.

Veja o cronograma:

  • Nascidos em janeiro: 20 de abril
  • Nascidos em fevereiro: 30 de abril
  • Nascidos em março: 04 de maio
  • Nascidos em abril: 11 de maio
  • Nascidos em maio: 14 de maio
  • Nascidos em junho: 18 de maio
  • Nascidos em julho: 21 de maio
  • Nascidos em agosto: 25 de maio
  • Nascidos em setembro: 28 de maio
  • Nascidos em outubro: 1º de junho
  • Nascidos em novembro: 08 de junho
  • Nascidos em dezembro: 15 de junho
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.