Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

FGTS tem revisão para quem trabalhou entre 1999 e 2013 estendida

O Supremo Tribunal Federal (STF) retirou a ação que permitiria a revisão dos saldos nas contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) da pauta do julgamento. O julgamento da ação foi adiado por tempo indeterminado e sem mais justificativas dos ministros.

Com o julgamento favorável, os valores depositados entre os anos de 1999 a 2013 nas contas do fundo dos trabalhadores poderiam ser corrigidos, com a substituição Taxa Referencial (TR), que está abaixo da inflação desde que foi aderida, 1999.

Por esse motivo, os trabalhadores que exerceram atividade laboral em regime CLT entre os anos de 1999 e 2013 estão com seus rendimentos incorretos, visto que a base monetária, TR, está desatualizada, trazendo prejuízo a esses cidadãos.

De acordo com informações do levantamento do Instituto Fundo de Garantia do Trabalhador (IFGT), considerando a TR para a correção do FGTS ao invés do Índice de Preços Nacional ao Consumidor (INPC), o valor perdido acumulado desde janeiro de 1999 pode chegar a R$ 538 bilhões.

Atualmente, o rendimento do FGTS é de 3% ao ano mais Taxa Referencial. Caso a correção seja aprovada pelo STF, os trabalhadores que solicitaram a revisão monetária judicialmente receberão os valores de direito reajustados.

O FGTS é uma espécie de conta poupança criada para ajudar o trabalhador em caso de demissão sem justa causa. Portanto, a cada contratação, uma conta do fundo deve ser aberta em nome do trabalhador. Nela, o empregador deverá depositar mensalmente o valor correspondente a 8% do salário do funcionário.

Como solicitar a revisão do FGTS?

A solicitação da revisão do FGTS se trata de uma ação na Justiça Federal contra a Caixa Econômica Federal, responsável pelo fundo. Essas ações, obviamente, devem ser ajuizadas com a orientação de um advogado especializado na área, podendo ser coletivas ou individuais.

Na prática, os trabalhadores deverão apresentar os seguintes documentos para a solicitação:

  • RG;
  • CPF;
  • Carteira de trabalho;
  • Comprovante de endereço;
  • Extrato do FGTS.
54 Comentários
  1. Lourival alves filipe Diz

    O dinheiro do fgts e do trabalhador, por que não libera o valor integral!

  2. Neide maria alves da silva Diz

    Trabalhei em 2007 ate 20015 sera que eu tenho direito

  3. Alexandra da Silva Diz

    Boa noite, trabalhei de 2002 a 2012 será que vou ter direito?

  4. Fernando Dos Santos Diz

    Trabalhei de 2000 a 2013 empresa parou recebi meu fgst , tenho direito a revisao?

    1. Fulano de tal Diz

      FDP nojentos…

  5. Vânia Souza Diz

    vs0699707@gmail.com trabalhei em 1996 e não recebi meu fgts como fasso

  6. Marcos Diz

    Este mundo de dinheiro que governo e banco tomaram de nós, devia ser considerado “empréstimo”, e que agora devolverão com todos juros e correções. Nada mais justo. Nosso dinheiro nos bancos valem 0,2% ao mês e quando pegamos emprestado do banco 8% ao mês. Isto tem nome: Roubo, orquestrado pelos donos do mundo; os banqueiros.

  7. Edvaldo Gonçalves Diz

    pra vcs. políticos porquê nas próximas eleições vcs votam entre sir mesmo voltam ums contra os outros aos partidos de vcs mesmo . param de pedir votos a o povo. se liga bando de formação de quadrilha o povo não tem mais besta.

  8. Edvaldo Gonçalves Diz

    Boa noite a todos. esse governo pra min nunca valeu nada e agora nem tão pouco, agora alguns povo coloca um presidente não um arnaquista na presidência que nem postura de presidente é ponto toda a família não presta então brasileiro tá aí o merda do presidente que vcs.quer isso é um lixo na sociedade.

  9. Andrea Aguiar Carlos Diz

    Trabalhei de 19994 até 2013 sem interrupção, mas atualmente estou desempregada, mesmo assim tendo já recebido no momento desligamento será tenho direito a diferença desse reajuste?

  10. Fátima Célia de Matos Diz

    Eu trabalhei em 2006
    Tenho direito

  11. Fatima Diz

    Porque tem que entrar na justiça?Basta ver quem trabalhou pelo extrato do FGTS e pagar a diferença,sempre tem que complicar !

  12. Antonio José Alves da Silva Diz

    Esse governo é uma vergonha, colocou o auxílio pra mim, depois eles enventaram que sou funcionario público, aí tirou meu auxílio, esse governo safado, trabalho na roça não ganho ndd ne minha esposa, minha esposa fez bolça família e nunca foi aprovada

    1. Antonio José Alves da Silva Diz

      Eu trabalhei em 2013 será que tenho direito?

  13. Damião J Santos Diz

    Infelizmente nós não precisamos perder nosso precioso tempo para ir votar. Eu por exemplo nunca soube o que faz um vereador, nunca soube o que faz um deputado estadual, nunca soube pra que serve um deputado federal, senador então .. nome de sabonete. Ministros , prefeitos …. Sempre soube sim que somos escravos de um sistema. No estado do Rio onde moro nós pagamos a taxa de 219,00 que seria do crlv do veículo ( certificado de registro e licenciamento de veículo), sendo que não tem mais o documento verdinho e você tem que baixar o aplicativo e imprimir seu documento em uma folha de papel A4. Mas pagamos 219,00 pelo serviço. Esse é o sistema dos políticos. Há.. e as estradas. Rsss, vem andar nas nossas estradas e tem que fazer a suspensão do carro a cada 6 meses, muitos buracos e péssima sinalização. Pra que servem os políticos mesmo? Um monte de hospitais fechados , escolas, creches. Cadê os senhores políticos? Agora dá uma olhada nas contas deles. Deixa pra lá.

  14. Marciel Moreira Diz

    STF só tem pressa pra ajudar os compadres deles! Como é para o cidadão trabalhador nenhum tem boa vontade !

  15. Rodilei Damião de Oliveira Borba Diz

    Sou aposentado ótimo invalidez a mais de 20 anos sou soro positivo..lerei minha coluna lombar e ultimamente estou com uma ernia.Usos são meus direitos e meu salário de aposentado esta defazadopreciso um auxilio.moro só é não sei oque fazer pois estou com dividas e estou apavorado .

  16. Silas Souza Dos Santos Diz

    Eu voltei no bosonario agora eu não volto em ninguém ele tá pagando 150 reais enquanto ele é os seus aliados tanto esquerda como direita rebem dê trinta à quarenta mil todos os meses foram os seus benefícios ou seja eles quê receber esses valores não quebra ó Brasil mais 150 quebra eu até agora com seis meses parado nunca recebir nem um auxílio deses lixo 🚮 dê político acorda nosso povo brasileiro

  17. Marli de Souza Lima Costa Diz

    Vamos ser mais humano ,o correto já tem que ser feito pois milhões de pessoas se realmente tem direito faça acontecer está enrolando desde do dia 13 de maio ,deixando os brasileiros na esperança ,por favor faça a parte de vcs!!

  18. Jorge Antônio de Jesus Diz

    Tudo isso é conversar fiada, enquanto não for informado nos jornais não acredito nessa história

  19. Marcos Diz

    devemos denucia propaganda enganosas tão brigado com povo brasileiro estou e uma vergonha

  20. Walter Cesar colares Costa Diz

    Como eu faço pra saber se eu tenho direito eu trabalhei des 1990 até hoje será que eu tenho direito

  21. Daniele Mira Diz

    eu trabalhei em 99 2013 também..

  22. Sonia Vieira da silva Diz

    Estou exausta 😞

  23. Francisco Alves Diz

    Vamos da a resposta nas próximas eleições.
    Povo pra que serve Senador. Pra nada x nada
    Povo pra que serve Deputados Federais. Pra nada x nada
    Povo pra que serve os Políticos do Brasil. Nada x nada não fazem nada x nada para o povo..
    Povo vem eleições. Não vota não.

  24. Ana Claudia Diz

    Julga logo!!!Isso é um DIREITO do trabalhador. Não estamos pedindo nada demais,aliás não estamos tirando nada de ninguém. Muitos trabalhadores serão beneficiados,sem contar o giro que vai dar na economia no nosso país.Espero que coloquem em pauta o quanto antes….Não sou só eu que aguardo esse julgamento…Mas milhares de trabalhadores, pais de família que talvez,hoje,não tem nem o que comer…..Enquanto o STF julgando só p que lhes convém.

  25. Carlos Alexandre da Silva Diz

    Que assar ter nascido brasileiro

  26. Queber Amaral Rodrigues Diz

    Não fodi se foce pros deputados já tinham até recebido vão se f.der.cabada de safado vão se lascar ministros tudo farinha do mesmo saco

  27. Queber Amaral Rodrigues Diz

    Se foce pros políticos já tinham até recebido povo que se fodam

  28. Queber Amaral Rodrigues Diz

    Não fodi se foce pros deputados já tinham até recebido vão se f.der.cabada de safado

  29. Guilherme Diz

    A própria CEF tinha que fazer a correção do FGTS e tranferir para conta de cada pessoa que tem direito ao valor proporcional.

  30. francisco marques Diz

    FGTS tem revisão para quem trabalhou entre 1999 e 2013 E UM DIREITO NOSSO TER ESTE DINHEIRO EM NOSSAS CONTAS NESSA EPOCA DE EPEDEMIA ESTE DIREITO E NOSSO E OS SENADORE E DEPUTADOS E PRESIDENTE FICA BINCANDO COM O POVO BRASILEIRO E UMA PALHAÇADA QUE ESTAO FAZENDO COM NOS,ESTE DINEIRO E NOSSO FAÇO ACONTECER EM VEZ DE FICAR DISCUTINDO NO PRENADO SE VAI PAGAR 200,OU 300,00 ,500,00,600,00 100,00 E UMA COMEDIA QUE NAO TEM RESPEITO COM A POPULAÇAO QUE ESTA DESEMPREGADO E PRESISANDO MUITO DESSE DINHEIRO MESMO QUE E UMA MERRECA NOS PAGAMOS POR ISTO SE FOR SOMAR O QUE PAGAMOS NOS TEM UMA FORTUNA PARA RECEBER DE CONTRIBUIÇAO DO INSS DEIXA DE FESCURA NO RABO E PAFA LOGO 1000,00 E LIBERA O FHTS QUE E NOSSO CORRIGIDO DE 1999 A 2013 SO DE 1981 A 2014

  31. Sérgio Diz

    + será que vai compensar entrar com um advogado. Seria melhor o governo depositar este 💵 já na conta do trabalhador tipo poupança

  32. Rogerio de Oliveira Faria Diz

    Gosto do ex presidente Lula, mas ele, na época como chefe do executivo, poderia ter agido em defesa do trabalhador.

  33. Heloisa Victor Carneiro Granado Diz

    Dataprev só olha o passado de 2006
    HOJE ESTOU DESEMPREGADA
    SEM AUXÍLIO
    COM CRIANÇA PEQUENA!!!
    QUAL A LOGÍSTICA USADA PARA CANCELAR UM AUXÍLIO ,SENDO QUE A PANDEMIA É ATUAL E NÃO A 20 ANOS ATRÁS!!!
    GOVERNANTES REVEJAM SEUS CONCEITOS

  34. Rutenilda Maria Conceição de Andrade Diz

    Liberem logo esse FGTS vocês sabem que precisamos muitos desse dinheiros

  35. Ph Diz

    Beemmmm atrasada essa informação

  36. Ricardo Luciano Reis Diz

    Julga logo para de enrolar o dinheiro é nosso por favor ftj

  37. Roseli de F Mantovani Soares Diz

    Se fosse para ver alguma reforma do dinheiro dos políticos eles não daria uma data indefinida já julgaria ontem mas como e para os trabalhadores fica aí enrolando por isso que o Brasil está desse jeito e ninguém vê isso até quando acha uma coisa pra julgar faz favor trabalhe de 1999 a 2013 já estamos em 2021 vão enrolar até quando SFT por favor entrou aí com nosso voto trabalhe e nos de orgulho desse Brasil.

    1. Noé Vanderlei MELO PINTO Diz

      Concordo com vc..mas é difícil eles lembrar do povo…a gente coloca eles lá prq nós achamos q eles vão trabalhar pra nós..mas isso é ilusão..eles querem ir pra lá pra c beneficiar..lembram prq o tiririca saiu dela..prq eles ñ pensam no povo..só na hora de pedir voto.. e nós vamos continuar trabalhando a vida toda pra eles ganhar milhões..

  38. André Diz

    Puta de uma notícia de merda pra gerar clique.
    Manchete mentirosa escrita por um filho da puta!

  39. Sandoval Diz

    Na verdade, nem deveria dar entrada com processo judicial. A própria CEF deveria ser obrigada pelo STF a fazer a correção, já que como mantenedora das contas de FGTS, é a responsável pelas mesmas.

  40. Tá chato Diz

    Essa noticia já foi passada e repassada ,as pessoas querem saber quais as ações que deve ser tomadas para que o supremo volte a discutir o assunto “recoloque na pauta” 😓

    1. Guilherme Diz

      A própria CEF tinha que fazer a correção do FGTS e tranferir para conta de cada pessoa que tem direito ao valor proporcional.

  41. Geisiane do Rosário dos Santos Diz

    Trabalhei de empregada doméstica mais não recebia FGTS trabalhei em 2010 posso participar?

  42. João Carlos VARGAS TINOCO Diz

    eu fui na lotérica pra receber o FGTS de aniversário mais não estava disponível eu vou receber quando

  43. María isailde batista de Oliveira Diz

    EU trabalhei en 2002 e 2008.
    Como faço pra saber e solisitar o fgts?

  44. JOSE SOARES DA SILVA Diz

    Tenho conta do FGTS ano de 1991a 2020 como que eu faço pra sabe se tenho dinheiro nessas contas?

  45. Francisco Roberval Souza Maciel Diz

    É engraçado como esse tribunal só funciona quando quer dependendo do interesse.

  46. Joao victor Diz

    POLITICOS CORRUPTOS o dinheiro e de direito do trabalhador mas eles dificultam para nos receber, o Brasileiro trabalhador nao tem quem o representa…. POLÍTICA NO BRASIL VERGONHA NACIONAL…..

  47. Jane abade Diz
  48. Daniel olimpio Diz

    Infelizmente quem julga é o STF envolve bilhões, o trabalhador como sempre que se lasque.

  49. José Luiz barbosa Diz

    Precisa rever a igualdade pra todos parlamentar tem salários imensuráveis tem imunidade parlamentar . E ainda aposenta com 8 anos de serviço o homem comum trabalha muito recebe pouco e não estar imune a nada e só aposenta na hora da morte depois de 35 anos de serviço e 60anos de idade

  50. Carlos Alberto da Silva Diz

    Então como foi adiado o jugamento, não posso dar entrada no processo de revisão agora ou posso? Precisa esperar o julgamento primeiro??

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.