FGTS: novo saque de até R$ 6.220 será liberado pela Caixa; saiba como receber

A Caixa Econômica Federal liberou na última segunda-feira, 4, os saques-calamidade para as cidades de Angra dos Reis, Belford Roxo, Mangaratiba, Mesquita, Nova Iguaçu e Paraty.

Trabalhadores que residem nos municípios atingidos pelas fortes chuvas nos últimos dias poderão resgatar até R$ 6.220 do seu Fundo de Garantia do Tempo de Garantia (FGTS). A Caixa Econômica Federal liberou na última segunda-feira, 4, os saques-calamidade para as cidades de Angra dos Reis, Belford Roxo, Mangaratiba, Mesquita, Nova Iguaçu e Paraty.

Para ajudar na ação, nesses municípios as agências da instituição financeira abrirão a partir das 9h, uma hora antes do normal. Vale ressaltar que os resgates só serão liberados para as cidades que declararam estado de calamidade e assim foram reconhecidas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, como as mencionadas acima.

Assim, após o reconhecimento, os trabalhadores que tiveram suas casas afetadas terão o saque do FGTS liberado por meios digitais, sem precisar ir até uma agência. As operações devem ser realizadas pelo aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS. Na prática, o trabalhador deverá indicar uma conta para receber os valores.

Caminhão-agência da Caixa

Nesta quarta-feira, 6, a Caixa enviou um caminhão-agência ao município de Angra dos Reis para realizar atendimentos das 8h às 16h. Ainda não foi divulgado o endereço em que o caminhão será estacionado.

Veja quais serviços serão encontrados:

  • Atendimento ao PIS/Pasep;
  • Atendimento ao Auxílio Brasil;
  • Atendimento concernente a utilização de aplicativos do banco, como Caixa Tem;
  • Concessão de crédito;
  • Pagamento do FGTS;
  • Movimentação de dinheiro em espécie por meio de caixa eletrônico instalado na unidade.

Pausa no contrato

A Caixa ainda adotou outra medida para ajudar as famílias impactadas pelas chuvas. Os contratos de financiamento habitacional serão pausados em até 90 dias. Basta solicitar a suspensão do pagamento em uma agência da instituição.

Além disso, o banco também atenderá os clientes que quiserem utilizar o seguro habitacional, além do pagamento de indenizações. Ademais, serão enviados uma equipe de engenheiros e arquitetos para apoiarem os municípios.

“As prefeituras terão o apoio técnico da Caixa para levantamento dos danos e estimativa de custos para a recuperação de obras em andamento ou edificações atingidas, como pontes, vias de acesso, abastecimento de água, postos de saúde e escolas, dentre outras de grande impacto para a população”, afirmou a Caixa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.