FGTS: Guedes diz que pode liberar dinheiro para pagamentos de dívidas

De acordo com o Ministro da Economia, o FGTS pode ser liberado para esse fim até o final deste ano. Ele não deu muitos detalhes

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta terça-feira (22) que poderá liberar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para o pagamento de dívidas. Em um evento na cidade de São Paulo, o chefe da pasta econômica disse que essa medida vai poder ajudar a recuperar as contas do país neste momento.

Ele não deu uma data exata para essa liberação. De qualquer forma, ele disse que vai fazer isso até o final deste ano. No entanto, no evento em que estava, ele evitou dar mais detalhes sobre essas liberações. Ele se limitou a dizer que vai acontecer. Falta saber quando e como vai ser pago essa quantia neste ano.

Em resumo, o Ministro disse que várias pessoas estão passando por dificuldades no momento no Brasil. Então ele comentou que o Brasil tem esse dinheiro disponível no Fundo. Dessa forma, ainda de acordo com ele, esse montante vai poder sair e chegar no bolso do trabalhador nos próximos meses.

“Há várias iniciativas que podemos ter até o fim do ano que devem ajudar a economia a crescer. Podemos mobilizar recursos do FGTS também, porque são fundos privados”, disse o Ministro no evento em questão. São pessoas que têm recursos lá e estão passando dificuldade”, seguiu o líder da pasta econômica.

“Às vezes o cara está devendo dinheiro no banco e está credor no fundo, no FGTS. Por que ele não pode sacar essa conta e liquidar a dívida dele do outro lado?”, questionou ele. Apesar de não ter dado mais detalhes, o que se sabe de maneira informal é que o Governo Federal deverá dar mais detalhes sobre isso nas próximas semanas.

O FGTS

Para quem ainda não sabe, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um dinheiro que fica reservado para alguns milhões de trabalhadores no Brasil. Ele pode ser usado em algumas situações muito específicas.

Estamos falando aqui de questões como demissão sem justa causa, compra de imóvel e até mesmo casos de doenças graves. Nos últimos anos, o Governo vem trabalhando para flexibilizar e abrir o leque de possibilidades do saque.

Em julho de 2019, por exemplo, o Governo flexibilizou essa regra. Eles passaram a permitir o saque-aniversário. Essa é uma modalidade em que todos os anos, o trabalhador pode retirar uma parte do seu saldo no mês de nascimento.

O endividamento

De acordo com os dados oficiais, o endividamento das famílias chegou a 70,9% no ano de 2021. Para se ter uma ideia, nós estamos falando do maior nível em mais de uma década. Então sabe-se que a situação não é das melhores no país agora.

Os números são da Confederação Nacional do Comércio e foram divulgados ainda em janeiro deste ano. O que está claro neste momento é boa parte das famílias brasileiras possuem alguma dívida.

De acordo com analistas, isso acaba afetando sobretudo as pessoas mais pobres. Então cada vez mais os mais humildes acabam sendo mais prejudicados e por consequência são os que precisam mais da liberação desse FGTS.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.