FGTS: Caixa alerta trabalhadores sobre novo golpe; Entenda como funciona

A Caixa Econômica Federal emitiu um comunicado para esclarecer que uma publicação viral nas redes sociais, acompanhada de um vídeo, prometendo o “desbloqueio do FGTS” é falsa. A instituição financeira alertou os cidadãos a não serem enganados por esse tipo de informação enganosa.

A postagem, que vem sendo compartilhada amplamente, alega que é possível desbloquear o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço por meio de um aplicativo. Ela promete aos usuários a oportunidade de sacar o dinheiro em poucas horas. No entanto, a Caixa assegura que essas informações são inverídicas e categoriza a postagem como fake. Assim, é importante ficar atento para não cair no novo golpe do FGTS.

Em vez de fornecer acesso ao FGTS, a publicação feita por criminosos tem como objetivo induzir os leitores a fornecerem seus dados pessoais e, posteriormente, comprar um suposto aplicativo. Segundo a publicação, o aplicativo garantiria o saque dos juros acumulados.

A Caixa ressalta que os únicos canais oficiais para obter informações sobre o FGTS são os seus canais de atendimento, como o site oficial da Caixa, agências bancárias e os correspondentes autorizados. 

Caso os cidadãos recebam alguma oferta suspeita ou se deparem com publicações semelhantes, a Caixa recomenda que entrem em contato imediatamente com a instituição para obter esclarecimentos e denunciar a possível fraude do FGTS.

Veja o que diz a publicação fake 

Como já dito anteriormente, uma publicação fake circulando nas redes sociais vem atraindo a atenção dos usuários com promessas de saque dos juros do FGTS. O texto afirma que menos de 1% dos trabalhadores têm conhecimento sobre essa possibilidade e que é possível obter uma quantia significativa, variando de 5 a 13 salários mínimos, por meio de um aplicativo.

A postagem sugere que não importa se o FGTS já foi sacado ou está bloqueado, e afirma que o valor acumulado ao longo do tempo pode ser retirado com facilidade. O vídeo anexado à publicação promete revelar um passo a passo simples para realizar o saque através do aplicativo mencionado.

No entanto, é importante destacar que essas informações são enganosas e não possuem fundamento. O governo e a Caixa Econômica Federal não têm conhecimento ou envolvimento com o aplicativo mencionado na publicação. Não há nenhuma iniciativa oficial que permita o saque dos juros do FGTS através de um aplicativo específico.

Reforçamos que os canais oficiais para obter informações sobre o FGTS são os disponibilizados pela Caixa Econômica Federal, como seu site oficial, agências bancárias e correspondentes autorizados. Aqueles que possuem dúvidas ou suspeitas sobre qualquer oferta relacionada ao FGTS, devem entrar em contato diretamente com a Caixa para obter esclarecimentos.

Em quais situações é possível sacar o FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito dos trabalhadores brasileiros e é uma reserva financeira para proteger o trabalhador em situações como demissão sem justa causa, aposentadoria e doenças graves. Também é possível utilizar o Fundo de Garantia em financiamentos imobiliários. 

Na compra da casa própria, o trabalhador pode utilizar o FGTS para amortizar, liquidar ou pagar parte do valor do imóvel. É importante lembrar que o imóvel deve ser residencial e o trabalhador não pode ter outro financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

Hoje também é possível solicitar o saque-aniversário do Fundo de Garantia. Nesses casos, é possível sacar parte do saldo disponível no mês em que o trabalhador faz aniversário. É possível conferir todas as modalidades de saque do dinheiro disponível nos canais oficiais do FGTS

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.