Ferreira Gullar: biografia, características e obra

O poeta brasileiro Ferreira Gullar, pseudônimo de José Ribamar Ferreira, nasceu em 1930 na cidade de São Luís (MA) e é imortal da Academia Brasileira de Letras por conta da importância de sua trajetória na literatura brasileira.

Gullar nasceu em uma família de classe média, passou a sua infância nas ruas de São Luís e, logo cedo, se interessou por poesia. Desse modo, aos 18 anos já frequentava os bares da Praça João Lisboa e o Grêmio Lítero Recreativo, onde, aos domingos, ele participava da leitura de poemas.

Principais obras de Ferreira Gullar e mais

Aos 19 anos Gullar publicou o seu primeiro livro, Um pouco acima do chão, de 1949. No mesmo período, o autor se interessou pela estética literária do movimento modernista, a estudou e acabou aderindo a ela. Desse modo, se tornou um dos nomes mais importantes da Geração de 45.

O segundo livro publicado pelo autor foi Luta Corporal, de 1954. Nesse livro, o autor já mostrava sua preocupação com a forma e as poesias apresentavam a temática sociopolítica. Além disso, esse livro trazia alguns poemas considerados embriões da poesia concreta. Gullar foi um dos fundadores do concretismo e do neoconcretismo.

O engajamento político de Gullar era muito presente nas poesias do autor. Portanto, a sua obra era marcada por suas impressões acerca da política e das questões sociais no país. Filiado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB), o poeta acabou sendo alvo da Ditadura Militar em 1964. Por isso, ele acabou se exilando e passou por vários países, entre eles Chile, Peru e Argentina.

Publicado em 1976, o seu livro Poema Sujo foi um dos mais importantes de sua carreira. Pouco depois dessa publicação, Gullar retornou ao Brasil e deu continuidade à sua carreira. Além disso, o autor teve destaque também no teatro.

O poeta faleceu em 2016, na cidade do Rio de Janeiro. Por suas obras, Gullar recebeu diversos prêmios, entre eles o Jabuti e o Camões, este último é um dos mais importantes da literatura de língua portuguesa.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja 5 livros para conhecer Clarice Lispector e as suas obras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.