5 livros para conhecer a trajetória de Clarice Lispector e suas obras

Clarice Lispector é uma das mais importantes escritoras da literatura brasileira. De origem ucraniana, Lispector chegou ao Brasil antes de completar dois anos, de modo que o português foi a sua língua materna. A escritora nasceu em 10 de dezembro de 1920. Desse modo, neste ano se comemora o seu centenário.

Por isso, em comemoração à autora de importantes obras como Felicidade Clandestina (1971) e A Paixão Segundo G.H. (1964), apresentamos abaixo cinco obras para saber mais sobre sua trajetória e suas obras. Confira!

1. Clarice – Uma Vida que se conta

Em primeiro lugar, recomendamos uma biografia escrita por Nádia Gotlib: Clarice – Uma Vida que se Conta. Trata-se da primeira biografia sobre Clarice Lispector e conta com belas imagens da autora, bem como com informações muito precisas sobre a sua trajetória. A obra é muito fiel ao que aconteceu na vida da autora, pois é fruto de anos de pesquisa da biógrafa.

2. Clarice,

O livro Clarice, (lê-se Clarice vírgula) foi escrito por Benjamin Moser e também se trata de uma biografia. Nessa obra robusta e completa, o biógrafo Moser releva aspectos fundamentais da trajetória da escritora, de modo que contempla desde a origem miserável e violenta da sua família na Ucrânia ao reconhecimento da crítica no Brasil e no mundo.

3. Clarice Lispector: pinturas

Como o próprio título já indica, o livro de Carlos Mendes de Sousa intitulado Clarice Lispector: pinturas revela uma face pouco conhecida de Clarice: a de pintora. Além de diversas obras literárias, a autora também pintou diversas telas, se aventurando nas artes plásticas. Desse modo, nesse livro, Mendes traz fotos dos quadros da autora e contextualiza o momento em que foram pintados.

4. Clarice na Cabeceira

Esse livro, por sua vez, é um compilado de contos da autora escolhidos por diversos artistas como Beth Goulart, Lya Luft e Maria Bethânia, entre outros. Além de trazer os contos prediletos dos convidados, cada conto é apresentado pelo artista que o escolheu. Desse modo, Clarice na Cabeceira é um bom livro para conhecer alguns dos contos mais importantes da autora e ter um panorama de sua escrita.

4. A Hora da Estrela

Por fim, apresentamos um livro da própria Clarice Lispector. Publicado pela primeira vez em 1977, A Hora da Estrela é considerado por muitos como o livro mais íntimo da autora e possui muitos traços autobiográficos. Além disso, é um dos romances de maior importância da carreira da escritora, de modo que vale a pena ler para conhecer o seu estilo inconfundível.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.