FENÔMENO! Surgimento de mais uma SUPERLUA AZUL anima espectadores

Saiba se todos conseguirão apreciar esse espetáculo da natureza

Esteja pronto para testemunhar um espetáculo celeste excepcional que está prestes a iluminar os céus nesta semana. A Superlua Azul, um evento que resulta da convergência da Lua em sua maior proximidade com a Terra e da ocorrência de duas luas cheias em um único mês, estará visível ao longo desta quarta-feira (30).

Possivelmente, também será possível vê-la na quinta-feira (31), dependendo da sua localização geográfica. No entanto, o que confere singularidade a esse acontecimento astronômico e de que maneira é possível se preparar para contemplá-lo? Vamos embarcar nessa jornada de descoberta da Superlua Azul.

O que é a Superlua Azul

A Superlua Azul é um evento verdadeiramente notável que acontece aproximadamente a cada dois ou três anos. Este fenômeno é marcado pelo surgimento de duas luas cheias em um único mês do calendário.

Conforme relatado no site da NASA, o ciclo lunar convencional tem uma duração de 29,5 dias, o que ocasionalmente possibilita a ocorrência de duas luas cheias no mesmo mês. A primeira lua cheia deste ciclo específico ocorreu em 1º de agosto. Assim, fez da segunda, agendada para hoje (30), um acontecimento excepcionalmente raro.

A singularidade desse evento torna-se ainda mais notável devido à confluência com o fenômeno da Superlua. Este se materializa quando a Lua está em sua maior proximidade em relação à Terra durante sua órbita.

Nesse período, o tamanho aparente da Lua pode aumentar em até 14%, enquanto sua luminosidade pode se intensificar em até 30%, comparativamente ao seu estado usual. De acordo com dados astronômicos, na noite desta quarta, a Lua estará a uma distância de aproximadamente 357.181 quilômetros da Terra. Dessa forma, proporcionará uma exibição impressionante para aqueles que escolherem observar.

Esse fenômeno será visível praticamente em todas as partes do globo, embora os horários possam variar conforme os fusos horários. Por exemplo, para os habitantes do fuso horário de Brasília, a Superlua Azul surgirá às 22h35.

No entanto, para pessoas localizadas em fusos horários anteriores ao de Brasília, a observação poderá ocorrer ainda mais cedo. Já para aqueles em fusos horários posteriores, como +1, +2 e subsequentes, a melhor oportunidade para contemplar a Superlua Azul será na quinta-feira, dia 31.

FENÔMENO! Surgimento de mais uma SUPERLUA AZUL anima espectadores
Saiba se todos conseguirão apreciar esse espetáculo da natureza – Imagem: Divulgação

Visibilidade do fenômeno

Para aqueles que têm o interesse em contemplar esse fenômeno astronômico raro, a questão da visibilidade não deverá representar um obstáculo. Isso porque a Lua assumirá o papel de destaque nos céus noturnos. Os efeitos visuais começarão a se manifestar alguns dias antes e após o auge do evento, agendado para o dia 30 de agosto.

Dada a natureza pouco frequente da Superlua Azul, o presente é o momento ideal para tanto os entusiastas da astronomia quanto o público em geral dirigirem seu olhar ao firmamento. Então, poderão maravilhar-se com as fascinantes dádivas que o universo nos proporciona.

A ocasião de testemunhar um espetáculo celeste de tal magnitude, no qual a ciência e a beleza natural se conjugam de maneira tão magnífica, não surge cotidianamente. Desse modo, anote na sua agenda, ajuste suas câmeras e aponte seus telescópios, pois essa oportunidade se apresenta como algo que você não vai querer deixar passar.

Superlua já apareceu em 2023

A Superlua de 2023, também conhecida como lua azul, surgiu em 30 de agosto, na quarta-feira. Ela foi a segunda lua cheia do mês, e também a última Superlua do ano.

O fenômeno ocorre quando a lua está no perigeu, ou seja, no ponto mais próximo da Terra em sua órbita. Nesse dia, a lua estava a 357.181 quilômetros de nós, o que a tornou 14% maior e 30% mais brilhante do que o normal.

A lua azul é um evento raro, que ocorre apenas uma vez a cada dois ou três anos, como citado. Ela ocorre quando há duas luas cheias em um mesmo mês, sendo a segunda lua cheia chamada de lua azul.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.