Como fazer um plano de carreira para o Ano Novo?

Fazer um plano de carreira para o Ano Novo pode ser uma excelente forma de iniciar os próximos 12 meses com mais energia, motivação e disposição. Isso porque, quando temos uma visão de onde queremos chegar, podemos ter mais assertividade nos nossos passos, conseguindo construir uma trajetória mais interessante.

No entanto, nem sempre é fácil colocar no papel os passos que queremos dar para atingir objetivos específicos. Inclusive, não é fácil sequer apontar quais são os objetivos, não é mesmo?

Por isso, reunimos algumas dicas para você que quer começar 2023 da melhor forma possível. Vamos juntos refletir?

Como fazer um plano de carreira para o Ano Novo?

Existem diversas formas de fazer um plano de carreira para o Ano Novo. Você deverá analisar qual método funciona mais com você.

Além disso, lembre-se de criar um certo comprometimento com o seu plano. Afinal, quantas vezes estipulamos um plano e um objetivo, mas deixamos a procrastinação vencer? Pois é!

Por isso, procure ser bastante reflexivo com relação às suas ações e monte um plano possível, para que você consiga cumpri-lo de uma maneira interessante. Vejamos possibilidades:

1. Tire um tempo para refletir e praticar o autoconhecimento

Quantas vezes você parou para pensar sobre você mesmo? Bem, se você tem o costume de fazer exercícios de autoconhecimento, parabéns! No entanto, caso esse não seja o seu perfil, aproveite o momento para começar a implementar essa ação.

O autoconhecimento pode nos ajudar na hora de entendermos nossas reais habilidades, objetivos de vida e paixões. Portanto, pergunte-se: o que você gosta? O que faz bem? Aonde quer chegar? O que já tem feito para chegar lá? Quais ações precisam ser colocadas em prática para aprimorar as suas habilidades? Tem algo em você que gostaria de mudar?

Essas e outras perguntas podem ser bem interessantes.

2. Imagine o seu futuro profissional

Além de pensar em quem você é hoje e no que gosta de fazer, tire um momento para refletir sobre o futuro profissional que você almeja ser. Assim, pode ser mais fácil fazer um plano de carreira para o Ano Novo. Afinal, você terá subsídios para pensar em quais passos deve dar.

Por exemplo, se você deseja ser um profissional que se comunica bem, pode pensar em estratégias para colocar em prática hoje e assim impulsionar a sua maneira de se comunicar com os demais.

3. Pense nos seus objetivos para curto, médio e longo prazo

Além de imaginar o profissional do futuro, foque em imaginar os objetivos do curto, médio e longo prazo. Voltando ao exemplo da comunicação, suponha que o seu objetivo de curto prazo é escrever melhor, de médio é conseguir ter mais desenvoltura em público e de longo é conseguir desenvolver podcasts e vídeos para a internet.

Depois de traçá-los, fica mais fácil estipular um passo a passo para alcançá-los.

4. Avalie quais passos poderão ser dados ano que vem

Dentro do seu plano de médio e longo prazo, destaque o que poderá ser iniciado em 2023 e já coloque prazos bem específicos. Assim, tendencialmente, pode ser mais fácil fazer um plano de carreira para o Ano Novo.

Esperamos que as nossas dicas possam contribuir de alguma forma. Que o seu ano seja incrível!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.