Aprenda como pintar parede sozinho e gaste pouco

Descubra o passo a passos para realizar uma pintura profissional

A pintura é um fator crucial na decoração da casa. Porém, entre os serviços de acabamento de uma obra, está entre os mais caros. Veja neste artigo como você mesmo pode pintar paredes sozinhos e transformar sua casa, gastando pouco.

Sendo assim, anote as dicas para conseguir realizar uma pintura profissional e não ter muitos custos com essa parte da obra.

Mão de obra e material de pintura são as fases mais caras da obra

Aliás, isso ocorre devido ao fato que as tintas de qualidade são bem caras. Além disso, para pintar uma casa toda, usa-se um volume bem grande do material para obter uma boa cobertura.

Em relação à mão de obra, os setores de serviços na nossa economia vêm sendo constantemente aplacados pela inflação. Portanto, com uma demanda sempre maior que a oferta, os valores se elevam constantemente.

Além disso, hoje em dia, um pintor de qualidade já tem a agenda fechada para o ano todo. Logo, todos estes fatores colaboram para uma elevação no valor deste serviço.

Aprenda como fazer pintura de parede sozinho e gaste pouco. Foto: Canva Pro

Como economizar na hora de pintar a casa?

Sendo assim, para economizar, há alguns passos para seguir. Dessa forma, pegue o caderno e anote as dicas dadas aqui.

Inicialmente, deve se pesquisar bastante por material de qualidade. Além disso, é importante ver os preços. Ou seja, ir a várias lojas pode ser trabalhoso, mas no final pode ser recompensador.

Em seguida, pesquisar por tutoriais de como pintar a casa. Então, por fim, basta erguer as mangas, pegar o material e fazer você mesmo.

Por onde começar a pintura?

Então, o início da sua obra vai depender de como está o estado atual da sua parede. Logo, paredes apenas rebocadas, no cimento, exigem um preparo diferente para receber a pintura.

Como pintar paredes rebocadas:

Inicie o processo aplicando um produto que se chama selador. Em resumo, ele serve para que o cimento não se desprenda mais ao toque.

Além disso, nivela pequenas imperfeições e absorve melhor a tinta a ser aplicada. Cada marca tem uma quantidade de demãos que deve ser respeitada.

Após a aplicação do selador, utilize massa corrida para cobrir pequenos buracos ou rachaduras que ainda podem surgir. Lixe para uniformizar após seco. Então, após o tempo de secagem indicado pelo fabricante, inicie a aplicação da tinta.

Paredes pintadas:

Para trocar a cor de uma parede, o processo é mais simples. Primeiro corrija com massa corrida as imperfeições (buracos, rachaduras, descamação). Então, lixe para uniformizar a superfície. Por fim, aplique as demãos de tinta conforme indica o fabricante, respeitando as pausas entre elas.

Como pintar uma parede?

Agora vamos de fato entender como é feito um processo de pintura.

Primeiro, separe os materiais que irá utilizar, por exemplo:

  • Rolo;
  • Pincel;
  • Bandeja;
  • Fita adesiva;
  • Removedores;

Primeiramente, delimite o espaço a pintar, isolando caso seja preciso com uma fita adesiva. Aliás, não se esqueça de proteger o chão com jornais velhos, lonas ou mantas próprias para isso.

Então, saiba que algumas tintas podem ser diluídas para facilitar a aplicação. Essa diluição pode ser com água ou com outros produtos específicos. Neste caso, confira o que o fabricante indica.

Diluída ou não, coloque o que será utilizado na bandeja, facilita a aplicação, e não compromete toda a lata por ficar aberta em contato com oxigênio, ou se cair alguma poeira.

Dessa forma, coloque roupas velhas, pois a tinta e demais produtos podem manchar e causar reações alérgicas em contato com a pele. Sendo assim, o ideal é usar calça e blusa de manga comprida, sapatos fechados e máscara para realizar o serviço.

Como pintar paredes: aplicando a tinta

Quando pintamos grandes espaços, o rolo é o mais indicado para esta atividade. Pois, além de ser fácil o manuseio, alcança uma distância maior atingindo a altura das paredes sem precisar de escadas. Assim, o serviço rende e a conclusão é mais rápida.

Logo após, aplique em toda a superfície repassando para não deixar marcas e manchas.

Finalize os cantinhos e as quinas com o pincel para que o acabamento fique mais sofisticado. Finalmente, espere secar e repita as demãos até a cor desejada, ou conforme orienta o fabricante.

Removendo a tinta após a pintura

Após a conclusão do serviço, é importante guardar os equipamentos corretamente para que você sempre os tenha à mão caso precise novamente realizar outras pinturas. Assim, para remover a tinta dos pincéis, rolo e até mesmo se cair alguma gotinha no chão, o ideal é utilizar um solvente, com a aguarrás.

Remova o excesso da tinta com um jornal ou pano velho, mergulhe na bandeja com o solvente até a remoção total. Deixe secar para guardar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.