Por que fazer exercícios à noite pode ser ruim?

Fazer exercícios à noite pode ser ruim em algumas circunstâncias, embora seja a opção ideal para outras pessoas. Isto é, existe uma linha tênue entre a prática ser benéfica ou não, que varia de acordo com cada organismo e estilo de vida.

Por isso, neste texto nós levantamos alguns pontos que podem ser considerados na hora de refletir sobre o assunto, mas que não substituem a atuação de um educador físico, combinado?

Acompanhe para saber mais!

Por que fazer exercícios à noite pode ser ruim?

Em alguns casos específicos, fazer exercícios à noite pode ser ruim. Por isso, sempre sugerimos que sejam feitos testes, com acompanhamento profissional, para encontrar o melhor horário de treino para o seu organismo e até mesmo que fique de acordo com a sua agenda.

Caso contrário, é possível se deparar com efeitos negativos de escolher um horário não adequado para os seus treinos. Nessas situações, fazer exercícios à noite pode ser ruim sim. Veja alguns potenciais motivos para isso:

1. Pode atrapalhar o seu sono

Se você treinar muito perto da hora de dormir, poderá atrapalhar o seu descanso. Isso porque você estará ativando o seu organismo, fazendo com que ele fique em um estado maior de “alerta”, digamos assim. Dessa maneira, enquanto a adrenalina não baixar, você poderá se ver diante de uma energia acima do ideal para o momento de sono.

Portanto, fazer exercícios à noite pode ser ruim para quem precisa dormir logo em seguida, já que a prática pode reduzir as chances de você adormecer no horário que deseja.

2. Você pode se sentir menos disposto

Depois de um longo dia de trabalho, o que vem à sua mente? Descansar assistindo algo que gosta, ou praticar atividades físicas de alta intensidade? Possivelmente, a segunda opção pode parecer um pouco assustadora, não é mesmo?

Dependendo da carga de trabalho e até mesmo do tipo de atividade que você exerce, é possível que você acabe ficando com pouca disposição para um treino mais intenso, reduzindo, assim, os seus resultados na academia.

Claro que há casos que não existe outro horário para o treino, mas nessas situações é preciso conversar com o profissional educador físico para encontrar as melhores práticas para o seu perfil.

3. Há mais chances de procrastinação

Por fim, fazer exercícios à noite pode ser ruim se você tiver o costume de procrastinar a prática. Será que você realmente está cumprindo a meta de exercícios que propôs a si mesmo? Ou o fato de as atividades serem à noite faz com que você acabe pulando dias de treino por procrastinação? Pense sobre isso!

Cada organismo é único – Converse com seu educador físico

Lembrando que cada organismo é único, assim como cada estilo de vida. Por isso, não podemos dizer que para todas pessoas será ruim fazer exercícios à noite. O ideal é conversar com os profissionais da saúde de sua confiança a fim de encontrar o melhor ritmo para o seu perfil.

Afinal, o importante é manter uma vida ativa e adequada à sua saúde. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.