Faxina pesada no banheiro: conheça dicas para deixar tudo perfeito

Saiba como deixar a faxina em dia

Além da limpeza frequente durante a semana, regularmente é preciso fazer uma faxina pesada no banheiro. Uma vez que a lavagem superficial não é suficiente para retirar a sujeira mais impregnada do chão, da parede, do vaso e do box, principalmente.

Para isso, existem alguns métodos e produtos caseiros que podem ser utilizados para gerar esse efeito, levando mais brilho para o cômodo. Aliás, o melhor é que as dicas são simples. Além disso, mesmo assim são eficazes para deixar tudo perfeito.

Confira como fazer uma faxina pesada no banheiro

Nesse sentido, como esse ambiente é aquele que mais acumula microrganismos e mais necessita de higiene, também faz sentido usar substâncias que são consideradas antimicrobianas. Consequentemente, evitam contaminação, por exemplo, ao utilizar o vaso sanitário.

Esse fato procede, ainda mais porque é onde as pessoas se expõem completamente. Afinal, as partes íntimas são regiões sensíveis do corpo humano. Assim sendo, é essencial estar atento nas necessidades de limpeza e ter uma quantidade de dias correta para fazer uma faxina pesada no banheiro e deixar tudo perfeito.

Faxina pesada no banheiro: conheça dicas para deixar tudo perfeito
Faxina pesada no banheiro: conheça dicas para deixar tudo perfeito. Foto: Canva Pro

Retirar os excessos de sujeira

O primeiro passo para conseguir terminar a tarefa com tudo realmente limpo é tirar o que pode lavar em outro lugar, como toalhas, tapetes, lixeiras, escovas, saboneteiras, etc. Em seguida, inicie o processo pelas áreas em que esses objetos estavam alocados.

Após isso, retire o excesso de sujeira como se estivesse fazendo uma limpeza mais superficial de rotina, exatamente para evidenciar o que está aderido nas superfícies. De preferência, comece a faxina pesada no banheiro pelo lado do banho e siga para o restante do cômodo.

Lavagem

Em seguida, para dar continuidade, é necessário jogar água com sabão em todos as partes do recinto e esfregar bem. Além disso, é possível misturar um pouco de vinagre com bicarbonato para aplicar sobre as regiões mais sujas. Pois, esses componentes facilitam o descolamento, por exemplo, de gordura proveniente do corpo.

A lavagem do vaso também deve ser feita nessa etapa. Para isso, o uso de uma escova ou do lado amarelado da esponja é o ideal, pois impede que o material seja arranhado. Para essa função, o mais ideal é se aproveitar do desinfetante e dos antimicrobianos, pois, obviamente, é onde se proliferam mais bactérias.

Lavagem de itens remotos

Ainda, é importante ter atenção aos detalhes para fazer uma faxina pesada no banheiro, já que a ideia é deixar tudo em perfeito estado. Com isso em mente, observe o que existe no ambiente que fica mais escondido. Além disso, repare nas partes de determinados móveis que o acesso é mais complicado, como é o caso da face de trás do armário.

Portanto, são exemplos de pontos que podem ser esquecidos: os trilhos do box, a porta escova de dentes, a própria saboneteira, o interruptor de luz, a maçaneta tanto do lado de dentro quanto do lado de fora da porta. Além disso, também se inclui, a parte de trás do vaso sanitário, a face de fora do vidro da janela, entre outros.

Enxágue da faxina pesada do banheiro

Por conseguinte, se chega, provavelmente, na etapa mais divertida, que é jogar água em tudo. O balde é a ferramenta mais utilizada, mas é possível recorrer a uma mangueira para acelerar o processo. Dessa forma, enxaguar melhor aqueles pontos mais remotos.

Alguns móveis, como a pia, são interessantes usar um pano de microfibra umedecido, mesmo após esparramar água. Aliás, uma alternativa viável, também, é se apropriar do borrifador, já que permite uma boa economia da substância.

Secagem e reorganização

Por último, temos o passo que é passível de ser realizado de modo incompleto. Pois, alguns pontos podem ser deixados para secar sozinhos, até mesmo para não criar possíveis manchas, dependendo do material.

Com isso, o chão é a principal região para se retirar o excesso de água, além das paredes, sempre com o auxílio do pano de microfibra. Na verdade, o papel toalha é uma opção viável também, ainda mais por ser descartável, evitando uma transferência de bactérias possivelmente resistentes.

Nesse momento, se deve jogar um bactericida líquido dentro do vaso e um em gel para reaplicar nas superfícies. Após isso, basta repor os itens que levou para fora no início da faxina pesada do banheiro. Além disso, colocar as toalhas e os tapetes já limpos anteriormente ou que guardou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.