Como falar para o chefe que quero ser promovido?

Como falar para o chefe que quero ser promovido? Como posso iniciar essa conversa?

Muitas pessoas podem ter dificuldades na hora de chamar o chefe e deixar claro o desejo da promoção. Porém, esse momento não precisa ser um bicho de sete cabeças. Algumas medidas podem ser colocadas em prática, com preparo adequado, a fim de conquistar o objetivo da promoção.

Claro que não existe receita, e tudo depende da cultura da empresa e, inclusive, da possibilidade de haver uma vaga de promoção. No entanto, deixar o desejo sempre evidente pode ajudar quando novas oportunidades surgirem.

Vejamos, no decorrer deste texto, algumas considerações importantes.

Como falar para o chefe que quero ser promovido?

Como mencionado logo acima, não existe receita na hora de falar para o chefe que quero ser promovido. Ao mesmo tempo, existem ações que podem impulsionar a sua imagem profissional, o que pode aumentar as chances de você obter o resultado que deseja.

A seguir, descrevemos alguns passo. Veja:

1. Desenvolva novas habilidades ou aprimore as suas

Antes de falar para o chefe que você quer ser promovido, lembre-se de que é preciso ter uma base para tal solicitação. Afinal, apenas dizer que quer crescer na empresa, sem aprimorar nenhuma habilidade, pode ser visto com maus olhos.

Sendo assim, considere iniciar com uma autoavaliação: quais habilidades você crê que deve aprimorar? E quais outras deveria adquirir para se destacar e se desenvolver ainda mais?

2. Prepare um relatório a respeito do seu desenvolvimento na corporação

Depois de investir no seu desenvolvimento, considere elaborar um relatório sobre o seu crescimento, desempenho e resultados.

Lembre-se de que o gestor precisa se basear em dados na hora de promover uma pessoa – só a simpatia não basta -, portanto, desenvolva um relatório completo de tudo o que você conquistou e atingiu ao longo dos últimos meses, apresentando as implementações inovadoras, as habilidades novas que ajudaram em determinadas atividades, e assim por diante.

Basicamente, você precisa fortalecer a sua imagem por meio dos resultados que adquiriu.

3. Avalie o plano de carreira da empresa

Antes de falar para o chefe que você quer ser promovido, considere, ainda, avaliar a existência dessa possibilidade.

Se porventura você já estiver no cargo mais alto da empresa, talvez o desejo de promoção possa ser demonstrado como um desejo de aumento, certo?

4. Agende uma conversa com o gestor

Procure agendar um momento com o seu gestor. Não comece a falar para o chefe “quero ser promovido” no meio do corredor ou em um momento no qual ele não pode prestar muita atenção.

Sendo assim, diga que deseja conversar com ele sobre carreira em um momento apropriado, que não o atrapalhe. Porém, demonstre bastante vontade de ter essa conversa – pois alguns gestores podem ficar adiando.

5. Seja franco, mas use bons argumentos

Na hora da conversa, seja franco. Não existe receita de como falar para o chefe que quero ser promovido. O que existem são bons argumentos.

Seja sincero, mas sem passar dos limites. Apenas dizer “quero ser promovido, pois quero ter um filho” é um erro. A sua vida pessoal é extremamente importante, claro, mas não é argumento o suficiente para a empresa.

Logo, pense no que mencionamos antes: relatórios, novas habilidades, etc., assim, as chances de convencer o chefe poderão ser maiores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.