Extrato do INSS vai mostrar nova margem do consignado no mês de setembro

Devido às adaptações no extrato do Meu INSS, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ainda não tem acesso ao valor exato que podem utilizar na nova regra do empréstimo consignado. O órgão informa que a adaptação dos extratos mostrará a margem com os 5% adicionais do cartão de benefício. A previsão para a adequação é até o final de setembro.

A lei sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 3 de agosto aplicou um limite de 45% do benefício para ser utilizado como consignado ao INSS. Ainda foram mantidos os 35% que podem ser utilizados exclusivamente para cobrir empréstimos, financiamentos e arrecadamentos mercantis.

Os outros 10% serão divididos entre gastos com cartão de crédito consignado e despesas e saques com o cartão consignado de benefício. De acordo com o INSS, a taxa de juros para o consignado será a mesma do cartão de crédito, de até 3,06% ao mês.

Extrato do consignado

Mesmo que ainda não esteja completamente atualizado, os aposentados e pensionistas podem consultar informações importantes sobre o crédito consignado no site ou aplicativo do Meu INSS (disponível para Android e iOS). Com a ferramenta, é possível obter o número de empréstimos ativos e os valores que já foram descontados e que estão sendo debitados de seu benefício.

Veja como consultar o extrato do consignado do INSS:

  1. Acesse o Meu INSS com seu CPF e senha;
  2. Se for necessário, informe e-mail para receber um código de validação;
  3. Clique em “Extrato de Empréstimo”. Se o serviço não estiver nesta aba, role a página e procure em “Outros Serviços”. Se necessário, clique em “Ver mais”, no canto inferior direito;
  4. Se recebe mais de um benefício previdenciário, consulte um por vez.

Feito isso, na tela será mostrado o número do benefício e o banco onde ele é pago. Além disso, também será apresentado a margem do consignável. O sistema informará se o benefício está ou não bloqueado para empréstimo, além da quantidade de empréstimos ativos, suspensos, excluídos e encerrados, se for o caso.

O aplicativo possui um campo específico para o empréstimo feito por meio de cartão. Ao clicar sobre o empréstimo ativo, o sistema mostrará data da solicitação, número do contrato, valor total emprestado, total de parcelas, valor da parcela e previsão de quitação para o empréstimo. Segundo a instituição, é possível ter no máximo nove contratos de empréstimo pessoal ativos. No caso do cartão de crédito, o limite é de apenas uma contratação.

O que é o empréstimo consignado do INSS?

O empréstimo consignado consiste em uma modalidade de crédito que é descontado diretamente na folha de pagamento. No caso do consignado do INSS, as parcelas são descontadas diretamente do benefício aos aposentados e pensionistas.

Neste caso, as taxas cobradas pelas instituições financeiras geralmente são mais baixas que de outros empréstimos. Isso se dá porque as dívidas não têm risco de não serem quitadas. De acordo com o INSS, as parcelas para o pagamento devem ser acordadas entre o banco e o contratante, contudo a taxa de juros é fixa. Atualmente, é de no máximo 2,14% ao mês (empréstimo consignado) e 3,06% ao mês (cartão de crédito).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.