Melhores exercícios para aliviar a dor nas costas

Nós sabemos, possivelmente você já testou uma série de exercícios para aliviar a dor nas costas, mas ainda não encontrou alguma opção que trouxesse um conforto realmente significativo. Sem dúvidas, essa dificuldade pode ser bem ruim.

Porém, apesar desses pesares, existem algumas práticas que tendem a aliviar a dor, desde que ela não esteja associada a algum problema de saúde que necessite de intervenção médica, claro.

Portanto, se você busca por opções de exercícios que sejam relativamente fáceis de executar, mas que promovam um relaxamento na região das costas, confira as ideias que separamos para você.

Esperamos ajudá-lo de alguma forma. Porém, não se esqueça de que estas dicas não substituem o acompanhamento médico, combinado? 😉

Melhores exercícios para aliviar a dor nas costas

Existem muitos exercícios para aliviar a dor nas costas que podem ser colocados em prática. Alguns são mais complexos e exigem uma flexibilidade corporal maior. Outros já podem ser mais facilmente executados.

Lembre-se de que antes de iniciar com a prática dos exercícios é importante ir devagar, sem querer fazer algo com muita intensidade. Afinal, especialmente se você for sedentário, alguns movimentos bruscos podem machucar – ao invés de ajudar.

Por isso, sempre opte pela paciência e caso tenha dúvidas sobre os movimentos, converse com um profissional!

Vejamos as possibilidades:

1. Ponte

A ponte pode ser um exercício relativamente difícil de fazer. Por isso, se você não tem flexibilidade suficiente ou se fica com tontura com facilidade, cuidado, ok? Afinal, o movimento é o de dobrar a coluna mantendo os pés e as mãos tocando o chão, por trás. Você pode ver na imagem abaixo como o movimento é feito:

exercícios para aliviar a dor nas costas

O tempo do movimento pode variar de pessoa para pessoa. Sendo assim, é interessante testar, desde que não coloque a sua saúde em risco.

2. Apoiar joelho no peito

Apoiar o joelho no peito, enquanto se deita no chão, também pode ser bem interessante. Esse movimento é um dos mais fáceis de fazer, e como você fica deitado, não terá o risco de sofrer com tontura, por exemplo.

exercícios para aliviar a dor nas costas

É possível permanecer na posição por alguns segundos, relaxando o corpo em seguida. A repetição pode ajudar a melhorar a sensação de relaxamento e, portanto, pode ser bem-vinda.

3. Dobrar o corpo à frente

Com as pernas esticadas, projetar o corpo dobrando-o para frente ajuda a alongar as costas e as pernas, sendo assim um dos exercícios para aliviar a dor nas costas. Você pode inclinar aos poucos, à medida que conseguir fazer o movimento.

exercícios para aliviar a dor nas costas

Há quem consiga tocar as mãos no chão, enquanto outras pessoas têm mais dificuldade. O importante é fazer aos poucos, sem querer forçar as costas, as pernas ou os braços. Respeitar os limites e ir alongando mais e mais, a cada nova tentativa, pode ser bem mais relaxante e efetivo.

4. Sentar sobre os calcanhares

Por fim, sentar sobre os seu calcanhares também pode ser uma boa opção. É o caso de ficar de joelhos e apoiar os glúteos no calcanhar, mantendo a coluna reta para alongá-la e promover uma redução nas dores.

 

Não se esqueça de conversar com o seu médico caso as dores sejam recorrentes, ok?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.