Exercícios físicos para manter a SAÚDE DO CORAÇÃO

Reunimos, neste artigo, uma lista de ideias de exercícios físicos para manter a saúde do coração e assim cuidar do seu bem-estar! Afinal, o nosso coração tem um papel importante em nossa saúde, portanto, cuidar bem dele é fundamental para uma vida mais longa e saudável.

Porém, é interessante investir em exercícios que possam, realmente, promover efeitos interessantes na saúde do coração. Descubra algumas possibilidades a seguir!

Exercícios físicos para manter a saúde do coração

Os exercícios físicos para manter a saúde do coração são diversos e, inclusive, sugerimos que você converse com um educador físico para montar uma rotina de exercícios que realmente faça a diferença na sua vida. Até porque, como cada corpo e organismo são únicos, não seria possível prescrever um passo a passo generalista, não é mesmo?

Por isso, queremos que você se inspire com as ideias abaixo, mas jamais descarte o acompanhamento profissional para, realmente, montar uma rotina incrível de exercícios. Veja as nossas ideias:

1. Corrida

A corrida pode ser considerada um dos exercícios físicos para manter a saúde do coração pois fortalece o músculo cardiovascular, devido à “potência” que é solicitada durante o treino. O coração passa a bater mais rapidamente, o que também contribui para uma melhora na circulação sanguínea.

Quanto mais exercitamos o nosso coração, em atividades como a corrida, mais forte ele pode ficar – e menos força, paradoxalmente, ele precisará fazer para bombear o sangue quando estivermos em repouso.

Claro que, se você tem alguma doença cardiovascular, deve conversar com o médico antes de investir em uma atividade intensa como essa, ok?

2. Caminhada

A caminhada também pode ajudar a manter a saúde do coração, quando praticada diariamente por cerca de 30 minutos, no mínimo. Por ser uma atividade mais leve, costuma ser a opção ideal para quem está apenas começando a fugir do sedentarismo.

Além de melhorar a circulação e deixar o coração mais forte, a caminhada também faz bem para a saúde mental, reduzindo o estresse que pode impactar a saúde de forma geral.

3. Dança

A dança, assim como a corrida, pode ser considerada um  dos exercícios físicos para manter a saúde do coração. A intensidade depende do tipo de dança que você deseja fazer.

Ela fortalece o nosso coração, nossos sistema circulatório e ajuda a reduzir o excesso de gordura presente no corpo. Logo, é uma fonte de saúde. 🙂

4. Ciclismo

Andar de bicicleta aumenta a capacidade cardiorrespiratória e, por isso, é uma excelente opção para quem quer cuidar do coração enquanto pratica algo divertido e diferente.

Você poderá unir a atividade física com um hobby, conhecendo novos lugares, desafiando a si mesmo e vivenciando experiências que, sem dúvidas, poderão ser inesquecíveis.

Vale a pena fazer o teste, concorda?

5. Natação

A natação ajuda a manter os batimentos cardíacos mais estáveis, além de reduzir a pressão arterial devido ao efeito de vasodilatação. Outro benefício é que a prática pode ser bem relaxante e agradável, sem aqueles riscos de sofrer danos nas articulações, por exemplo.

 

Agora nos conte: quais dos exercícios físicos para manter a saúde do coração interessam a você?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.