Atualidades: Prós e contras do ecoturismo

Ecoturismo é mais do que simplesmente visitar atrações naturais ou lugares naturais; trata-se de fazer isso de maneira responsável e sustentável.

O próprio termo se refere a viagens a áreas naturais com foco na preservação ambiental. O objetivo é educar os turistas sobre os esforços de conservação e, ao mesmo tempo, oferecer a oportunidade de explorar a natureza.

Como um dos setores de crescimento mais rápido da indústria do turismo, deve haver algumas desvantagens para o ecoturismo.

Sempre que os humanos interagem com os animais ou mesmo com o meio ambiente, existe o risco de conflito homem-vida selvagem ou outros efeitos negativos; se isso for feito com respeito e responsabilidade em mente, entretanto, o ecoturismo pode colher enormes benefícios para as áreas protegidas.

Como uma indústria que depende fortemente da apresentação de componentes ecológicos para atrair clientes, o ecoturismo tem o potencial inevitável como um navio para a lavagem verde.

Parte do planejamento de uma viagem baseada no ecoturismo é fazer pesquisas para garantir que uma organização esteja realmente proporcionando benefícios substanciais ao meio ambiente, em vez de explorá-lo.

O ecoturismo pode fornecer renda sustentável para as comunidades locais

O ecoturismo administrado de forma sustentável pode apoiar a redução da pobreza, proporcionando empregos para as comunidades locais, o que pode oferecer-lhes meios de subsistência alternativos fora dos insustentáveis (como a caça ilegal, por exemplo).

Uma pesquisa publicada em Proceedings of the National Academy of Sciences descobriu que as comunidades em regiões ao redor de áreas de conservação na Costa Rica tinham taxas de pobreza 16% mais baixas do que em áreas que não estavam perto de parques protegidos.

Essas áreas protegidas não se beneficiaram apenas de fundos de conservação devido ao ecoturismo, mas também ajudaram a reduzir a pobreza.

Ele protege os ecossistemas naturais

O ecoturismo oferece experiências de viagem únicas com foco na natureza e na educação, com ênfase na sustentabilidade e destacando espécies ameaçadas ou em perigo de extinção.

Ele combina conservação com comunidades locais e viagens sustentáveis , destacando princípios (e operações) que minimizam os impactos negativos e expõem os visitantes a ecossistemas e áreas naturais únicos.

Quando administrado corretamente, o ecoturismo pode beneficiar tanto o viajante quanto o meio ambiente, uma vez que o dinheiro que vai para o ecoturismo muitas vezes vai diretamente para a proteção das áreas naturais que eles visitam.

A cada ano, os pesquisadores divulgam descobertas sobre como a presença do turista afeta a vida selvagem, às vezes com resultados variáveis.

O ecoturismo também pode prejudicar os mesmos ecossistemas naturais

Ironicamente, às vezes o ecoturismo pode prejudicar os ecossistemas tanto quanto pode ajudar.

Outro estudo publicado na revista Trends in Ecology and Evolution descobriu que o ecoturismo pode alterar o comportamento dos animais de maneiras que os colocam em risco.

Se a presença de humanos muda a maneira como os animais se comportam, essas mudanças podem torná-los mais vulneráveis, influenciando sua reação a predadores ou caçadores furtivos.

Não são apenas os animais que estão em risco. À medida que as atividades de ecoturismo se tornam muito populares, isso pode levar à construção de uma nova infraestrutura para acomodar mais visitantes.

Da mesma forma, mais multidões significam mais pressão sobre os recursos locais, aumento da poluição e maior chance de danificar o solo e a qualidade das plantas por meio da erosão.

Do lado social, essas atividades podem deslocar grupos indígenas ou comunidades locais de suas terras de origem, impedindo-os de se beneficiarem das oportunidades econômicas do turismo.

E então, gostou de conhecer mais sobre ecoturismo?

Não deixe de ler também – Biologia: Conceito de espécie pioneira e sucessão ecológica

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.