Exames nacionais: Inep dá orientações para provas aplicadas na pandemia

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na última terça-feira, 20 de julho, algumas orientações e medidas que devem ser seguidas em exames nacionais aplicados pela autarquia durante a pandemia da Covid-19. 

Desse modo, a autarquia explica como os inscritos em exames como o Enem e o Encceja, por exemplo, devem fazer para a prevenção. De acordo com o documento intitulado “Orientações gerais de prevenção à COVID-19”, os candidatos devem sempre usar máscara que cubra nariz e boca. A retirada da proteção só é possível para que os candidatos façam uma breve alimentação ou para a ingestão de água.

Além disso, os candidatos deverão retirar a máscara para que os fiscais do exame em questão realizem a identificação. O procedimento deve ser feito para a conferência da fisionomia do inscrito e comparação com a foto do documento apresentado.

O documento estabelece ainda que é obrigatória a distância de pelo menos um metro e meio entre as pessoas. Desse modo, os candidatos devem manter a distância nas salas, nas filas, nos corredores e até nas idas ao banheiro. O Inep poderá eliminar o candidato que descumprir as regras.

Nos exames nacionais aplicados pelo Inep, os candidatos poderão usar luvas transparentes para realizar as provas. A autarquia do MEC recomenda que os candidatos cheguem com antecedência aos locais de prova e permite ainda que cada um leve a sua garrafa de água.

De acordo com o Inep, como medida contra a Covid-19, as provas ficarão envelopadas e sem contato humano por um período de, no mínimo, três meses antes da data de aplicação do exame. 

Confira o documento na íntegra.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia CNE pede a volta às aulas presenciais e libera a fusão de currículos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.