CNE pede aulas presenciais e libera fusão de currículos

O Conselho Nacional de Educação (CNE) apresentou novas sugestões para a educação durante a pandemia por meio de nova resolução. Desse modo, no documento, o CNE pede a retomada das aulas presenciais e traz recomendações para as escolas.

A resolução do CNE ainda aguarda a homologação do Ministério da Educação (MEC). O documento foi enviado para a pasta na última quarta-feira.

O documento do CNE libera a fusão de currículos de 2 anos. Assim, traz a possibilidade de as escolas aderirem ao contínuo curricular, ou sejam, de unir os currículos de 2021 e de 2022.

De acordo com o CNE, a volta às aulas presenciais é “urgente e indispensável para assegurar o direito à educação de todas as crianças e jovens do país”. Nesse sentido, o Conselho apresenta dados que apontam como o fechamento das escolas foi prejudicial aos alunos.

“Segundo a pesquisa, em média, a cada ano da fase de alfabetização as crianças agregam 4 pontos de aprendizagem. Serão necessários mais de 11 anos para recuperar a aprendizagem perdida”, aponta trecho do texto.

Presidente do CNE aponta que há segurança para aulas presenciais

Em resolução anterior, o CNE autorizava o ensino remoto até o final de 202. Em entrevista ao UOL, a presidente do CNE, Maria Helena Guimarães de Castro, explica as recomendações do novo parecer.

“Agora temos um controle maior, com 20% da população totalmente imunizada, quase 50% já tomou a primeira dose e o avanço da imunização dos profissionais da educação. Tudo isso indica uma situação de maior segurança”, afirmou ela.

Além disso, a presidente do CNE chamou atenção para o necessidade de lidar a evasão e o abandono escolar. Para ela, as escolas devem realizar um trabalho de busca ativa para engajar os alunos. Nesse sentido, as escolas devem iniciar esse trabalho com brevidade.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também O que é e como funciona uma ONG.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.